Régua de Cobrança: como usar a seu favor nos processos de cobrança

Soliduz - Soluções Inteligentes em Crédito e Cobrança > Cobrança  > Régua de Cobrança: como usar a seu favor nos processos de cobrança

Régua de Cobrança: como usar a seu favor nos processos de cobrança

A área de cobrança pode ser controversa nas empresas. É comum vermos casos em que funções financeiras e comerciais se misturam. Tendo como consequência processos mal definidos para cobrança e, certamente, os resultados ruins. Mesmo que diversas empresas tenham régua de cobrança, muitas delas não funcionam como o esperado.

 

A recuperação de crédito com cobrança pode causar muita dor de cabeça, especialmente quando se trata de valores mais elevados. Dessa forma, podemos entender que a melhor medida contra isso é garantir, desde o começo, operações claras para a concessão e a cobrança.

 

Baixe também nosso Ebook sobre o assunto!

Com isso, tem-se a possibilidade de contar com garantias de segurança ao longo de todo o processo. Além de ter o apoio de um controle mais aprofundado das ações relacionadas ao crédito.

Nesse contexto, preparamos este artigo que explora atributos fundamentais da régua de cobrança para que seja possível utilizá-la a favor da empresa, com o objetivo de reduzir a inadimplência e poupar esforços de cobrança em vão. Confira:

 

#1 Modelagem de processos de cobrança

 

A régua de cobrança deve ser pensada com foco na modelagem dos processos envolvidos em cada etapa. O que garante o controle e a qualificação almejadas.

Ao usar a ferramenta baseando-se em métodos para cada momento, bem como na divisão de funções, pode-se ter melhor aproveitamento da régua.

Com isso, você estará favorecendo também o trajeto para o alcance de metas.  

 

#2 Definição qualificada de planejamento de cobrança e suas etapas

 

Em um outro artigo, falamos sobre planejamento de cobrança e seus 4 aspectos fundamentais. O planejamento, nesse caso, é um grande aliado para a definição de processos.

Além de servir também como uma forma de analisar a forma como se tem feito a cobrança na empresa. O que viabiliza a identificação das etapas deficientes.

→ Planejamento de cobrança: 4 Aspectos imprescindíveis

 

#3 Vantagem competitiva

 

Uma empresa que conquista vantagem competitiva no mercado também conquista certa segurança. Entretanto, a melhoria contínua deve ser considerada com atenção sempre, a fim de manter sempre a vantagem.

No caso de cobrança, para qualificar os processos e construir uma régua de cobrança da melhor forma, a inteligência competitiva para uma análise de mercado ampla deve ser considerada também.

Com isso, pode-se ter maior conhecimento dos caminhos que a concorrência têm aderido para reduzir o índice de inadimplência.

Em um outro artigo específico, exploramos a inteligência competitiva e de que forma ela pode impactar seu negócio, confira para aprofundar sua leitura:

Confira o artigo → Inteligência Competitiva e a Qualidade da sua Gestão

 

#4 Régua de cobrança personalizada

 

Justamente em função das peculiaridades de cada negócio e cada nicho, a personalização da régua de cobrança pode ser interessante. Se, na sua empresa, tem-se o objetivo de construir ou reconstruir a régua para otimizar ela, aqui vai uma boa notícia:

Nós realizamos diversos estudos, pesquisas, testes e levantamento de estatísticas para construir uma régua de cobrança personalizada que atendesse as necessidades de qualquer empresa.  

A Régua de Cobrança Personalizada da Soliduz conta com ações de 0 a 10 dias. Explorando a cobrança preventiva, agenda ativa, passiva e também outras ações. Além de explorar as datas e canais mais favoráveis para cada ação de cobrança.

A melhor parte é que você pode fazer o download e utilizar a ferramenta gratuitamente:

 

[EBOOK] Como Usar a Régua de Cobrança Personalizada

 

Contar com o suporte de uma ferramenta personalizada e com resultados comprovados pode mudar o rumo dos processos de cobrança na sua empresa.

 

#5 Recuperação de clientes

 

Por fim, mas não menos importante, a régua de cobrança eficaz também server como ferramenta para tornar os clientes comercialmente ativos depois da cobrança e do pagamento, se for o caso.

É claro que cada caso deve ser previamente analisado, passando por novas análises de crédito. Entretanto, ter uma estratégia de recuperação para sua carta de clientes é indispensável.

 

Conclusão…

 

Podemos concluir então que apesar de ser uma ferramenta antiga e “simples”, quando qualificada e utilizada corretamente, a régua de cobrança pode garantir:

  • Redução do PDD
  • Aumento do índice de liquidez
  • Aumento de performance no prazo médio
  • Modelagem de processos de cobrança qualificada
  • Estratégia para tornar clientes comercialmente ativos novamente
  • Definição de planejamento de cobrança

Você pode explorar esses resultados mais a fundo realizando a leitura do Ebook que acompanha nossa Régua de Cobrança Personalizada:

 

Sem comentários

Postar um comentário

Comentário
Nome
Email
Website