Inteligência competitiva: o que é e como pode impactar na sua gestão
Hoje, decidimos dedicar um espaço especial no blog para falar um pouco sobre os impactos que uma estratégia de inteligência competitiva pode trazer para a sua gestão de crédito. E para a empresa, como um todo.
Esse é um conceito explorado há muito anos por diversos estudiosos. Mesmo assim, a ideia é “ampla” e engloba uma necessidade comum a qualquer tipo de empresa: pesquisa e aproveitamento de informações sobre clientes e concorrentes.
Prepare-se para entender mais profundamente do que se trata e como isso influencia nos seus resultados. Confira:
O que é inteligência competitiva?
Trata-se de uma forma dinâmica e proativa de captar, organizar e utilizar informações relevantes sobre o comportamento do consumidor e da concorrência. Com o objetivo de ampliar a competitividade da empresa, direcionando seu modelo de negócios, metas, planejamentos, etc.
Basicamente, a inteligência competitiva representa uma forma estratégica de recolher e utilizar informações de mercado e de consumidor. Para que, com isso, seja possível otimizar os processos com base no cliente e tornar a empresa competitiva.
Como ela atua na gestão de crédito?
A premissa da organização proativa das informações em função do resultado almejado (a competitividade estratégica) tem tudo a ver com a grande discussão em torno do mercado de crédito.
Quem melhor aproveita as informações sobre seus clientes e concorrentes, é quem tem as “ferramentas” necessárias para garantir os bons resultados.
Por isso, agora vamos falar mais aprofundadamente sobre alguns aspectos que a inteligência competitiva impacta, com relação aos seus resultados:
De que forma essa estratégia pode impactar seus resultados:
#1 Estratégia e tomada de decisão assertivas
Em primeiro lugar, é certo que quanto mais sabemos sobre o que o mercado oferece e o que o consumidor deseja, melhor podemos direcionar qualquer estratégia.
No caso da gestão de crédito, quanto mais se conhece o cliente, mais se pode direcionar ações específicas para garantir bons negócios e evitar negócios negados. Com isso se pode “prever” padrões de comportamento do cliente e, assim, antecipar ações. Garantindo um bom resultado e vantagem competitiva.
#2 Aproveitamento real e assertivo de dados coletados
Pensando com foco no mercado de crédito, o aproveitamento assertivo e total dos dados do cliente é ainda mais imprescindível. Ou seja, a inteligência competitiva nesse contexto corresponde à forma como as empresas gerenciam os dados coletados.
Esse processo costumava ser muito menos seguro e bem mais longo antigamente no mercado financeiro. Hoje, já se pode contar com o suporte de ferramentas extremamente mais aprofundadas. É do que vamos falar a seguir:
#3 Vantagem competitiva com ferramentas específicas
A inteligência competitiva se aplica em uma empresa com base em um sistema que abrange:
- Perspectiva financeira
- Perspectiva de clientes
- Perspectiva de processos
- Perspectiva de crescimento
Considerando a área de crédito de uma empresa, podemos entender que um mapa estratégico para a aplicação de um sistema de inteligência competitiva seguiria o seguinte caminho:
Tecnologia e Informação → Crédito → Carteira → Riscos → Operações/Processos → Lucro
Sendo todas as etapas correlacionadas. Note que tudo parte da TI (Tecnologia e Informação). Do mesmo jeito que a TI passa por todas as etapas, porque configura um mecanismo para as operações em todos os momentos.
Dessa forma, a qualificação das ferramentas de TI em uma empresa são, basicamente, o ponto de partida para conseguir vantagem competitiva no mercado.
Com uma breve análise da sua concorrência será possível notar que a novidade de maior destaque no mercado de crédito brasileiro é a utilização de ferramentas com inteligência artificial para a análise.
Tendo, com isso, a possibilidade de coletar informações fidedignas, atualizadas e amplas. Além de garantir maior organização dos dados coletados, por meio de um relatório.
Você pode conferir mais detalhes sobre como funciona essa ferramenta clicando no link abaixo: