Redução de custos em setor de cobrança: veja 6 ações indispensáveis e realmente efetivas

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Redução de custos em setor de cobrança: veja 6 ações indispensáveis e realmente efetivas

A redução de custos é um objetivo comum em qualquer setor de qualquer tipo de empresa. Certamente a gerência deseja alcançar os indicadores de meta com o menor gasto de recursos possível.

No caso das empresas e setores de cobrança, essa é uma realidade ainda maior. Considerando que a efetividade do funcionamento desse tipo de setor é muito impactante no financeiro da empresa, reduzir custos de cobrança é elementar.

 

E por isso, hoje decidimos abordar esse tema. Confira abaixo os principais agravantes dos altos custos operacionais de cobrança e depois 6 ações estratégias para reduzir custos.

 

Fatores que aumentam os custos nos setores de cobrança

 

Muitas vezes as falhas de atendimento causam a elevação de custos operacionais, que por consequência tende a não solucionar o problema do atendimento. Por se tratar de medidas paliativas com custos altos, o problema se torna uma bola de neve.

 

Além disso, o monitoramento escasso ou ineficiente das operações de cobrança pode ser o maior problema. Sem esse tipo de controle, é impossível traçar rotas corretivas em função de custos.

 

Por fim, a má gestão e uso de dados em uma empresa ou setor de cobrança pode ser o fator mais agravante financeiramente. Sistemas defasados, ,informações espalhadas em diversos lugares, ausência de sistemas automáticos… Tudo isso afeta radicalmente o uso de todos os recursos de um negócio.

 

Desde o tempo, produtividade e desempenho de equipes, até os custos gerais de execução de qualquer operação.

→[BLOG] Por que é tão difícil manter a produtividade e os resultados em um setor de cobrança?

 

6 ações para redução de custos em setor de cobrança empresarial

 

Pensando nos 3 fatores agravantes acima, desenvolvemos uma lista de ações com medidas de correção e prevenção para os custos operacionais no setor de cobrança.

Confira e saiba também como detalhes simples podem interferir em seus custos e fluxo de operações:

 

#1 Investir na equipe e na produtividade dela

 

Sabemos que é obrigatório treinar operadores de cobrança e demais equipes de call center. Mas, indo além, nossa dica para gestores é focar nesses treinamentos e capacitações.

Essa é uma medida que garante resultados de curto, médio e longo prazo. Quando um funcionário entende seu papel, tem conhecimento técnico e autonomia, realiza seu trabalho com muito mais eficiência.

Além disso, treinar sua equipe com foco nas políticas e cultura organizacional da empresa/setor enriquece ainda mais a estratégia.

 

#2 Revisão e mapeamento de processos

 

A única forma de identificar problemas e traçar rotas financeiramente acessíveis e assertivas de correção é mapear processos. A gestão simplesmente precisa estar totalmente à par do fluxo de operações.

Então, se você já tem essa medida implementada em sua empresa, foque em otimizar ela cada vez mais. Busque novas formas de mapear processos, traçar modelagem de novas operações etc.

Tudo isso torna os gestores aptos a realmente trabalhar na redução de custos.

 

#3 Aposte suas fichas na tecnologia (você precisa fazer isso, é sério)

 

Se seu negócio ainda não conta com o apoio da tecnologia para otimizar processos e reduzir custos, chegou a hora de fazer isso. Atualmente é possível contratar diversos tipos de sistemas de cobrança e análise de crédito.

Com as mais diferentes funcionalidades e preços, com certeza alguma será ideal para seu contexto. É fundamental contar com esse suporte porque ele garante:

  • Redução de erros por falha humana
  • Aceleração dos processos
  • Aproveitamento qualificado de dados
  • Armazenamento e gestão qualificada de dados
  • Otimização de estratégias de cobrança
  •  

#4 Em alguns casos, terceirize

 

Em alguns casos, a terceirização é a melhor saída. Se você não tem um setor específico para cobrança na empresa e mesmo assim tem muitos recursos sendo gastos na recuperação de crédito, terceirizar para empresas de cobrança pode ser a melhor solução.

Caso contrário, você estará somente tomando tempo de equipes diversas da empresa para “tapar esse buraco”, o que torna a estratégia bem menos efetiva ou até mesmo fracassada.

 

#5 Tenha políticas bem definidas (e garanta que elas funcionem no dia a dia)

 

As políticas de crédito e cobrança são a diretriz de funcionamento do setor. É completamente indispensável garantir a boa definição e aplicação no dia a dia das práticas da política de cobrança.

Essas são referências para os colaboradores, equipes e também para os clientes. Ter esse tipo de suporte garante:

  • Maior alinhamento de interesses e comunicação entre empresa x cliente
  • Maior alinhamento de comunicação e fluxograma de trabalho empresa x funcionário
  • Garante diretriz consolidada para a posição da empresa com relação a crédito e cobrança.

[BLOG] Política de cobrança para o combate à inadimplência: um guia de segurança

 

#6 Monitoramento efetivo

 

Para concluir, garantir o monitoramento efetivo da realização de todas as ações anteriores é o que dirá ao gestor o que funciona e o que não funciona. É preciso ver os resultados dessas ações no dia a dia, e por isso o monitoramento é importante.

É certo que sua empresa já deve monitorar diversos processos para garantir a saúde financeira do negócio. No entanto, o monitoramento da gestão dos processos de cobrança para garantir que sua estratégia de redução de custos funcione é a etapa final mais importante de todas.

Complemente sua leitura baixando gratuitamente nosso MANUAL DE COBRANÇA com ações de sucesso para empresas:

 

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