Estratégia de cobrança: 5 passos para consolidar suas ações
Certamente sua empresa conta com ações direcionadas para cobrança. Seja através de um setor com pessoas trabalhando com foco nisso, seja através da terceirização: a estratégia de cobrança é fundamental.
No entanto, hoje estamos aqui para questionar a validade das ações nas quais você e sua empresa têm investido. Algumas medidas são fundamentais e mesmo que você já invista nelas, pode ser a hora de validar a eficiência.
Confira abaixo nossas considerações sobre a consolidação da estratégia de cobrança através de 5 etapas obrigatórias para o sucesso de qualquer empresa no combate à inadimplência!
Quão eficiente é sua estratégia de cobrança?
É imprescindível atentar para a validação constante das suas ações. O monitoramento do sucesso das estratégias é a única forma de medir o que deu certo e o que precisa melhorar. Se a empresa já faz isso, é importante avaliar se está olhando para os indicadores certos.
5 passos para consolidar suas ações de cobrança e combate à inadimplência
Confira abaixo os 5 passos que consideramos fundamentais para validar e consolidar suas ações de cobrança, com foco nas negociações.
#1 Diretrizes para negociação
O que direciona e estrutura sua estratégia de negociação em cada tipo de situação de inadimplência?
Considerando que 2 desafios são comuns a qualquer empresa, é preciso ter diretrizes para negociação que contemplem esses e outros desafios. Os desafios são: encontrar o cliente e conseguir se comunicar com ele para realizar a negociação.
Dessa forma, suas diretrizes devem ser personalizadas ao passo que englobam os perfis de cliente, tipo de compra, valor de título e histórico do cliente. Além disso, para garantir o sucesso com esses 2 desafios – e inúmeros outros – é preciso contar com suporte tecnológico para aprimorar seu contato com os clientes. Mas esse é o assunto do item 4. Continue lendo para conferir.
Por fim, nossa maior e mais importante recomendação para qualificar suas diretrizes para negociação e estratégia de cobrança da melhor forma possível é redobrar a atenção para:
- As políticas de crédito e cobrança
- Os tipos de abordagens usadas
- Segmentação da carteira de clientes por tipo de perfil
#2 Mantenha ações de prevenção
Parece óbvio, mas não é. Muitas empresas pecam aqui. Manter ações preventivas de cobrança é simplesmente imprescindível. Especialmente para o cliente com histórico de atraso no pagamento, porém que sempre paga mesmo assim.
Algumas empresas não garantem que o pagamento seja simplificado e acessível para o cliente. No entanto, garantir esses lembretes e a praticidade no pagamento é uma forma eficiente de melhorar tanto os atrasos quanto a inadimplência.
Invista em ações preventivas no meio digital para lembrar os clientes do pagamento antes do vencimento.
#3 A importância da linguagem na negociação
Seja no digital, por carta ou telefone: a linguagem usada tem peso e influência sobre o cliente. Mesmo que o pagador já seja seu cliente, é preciso garantir que ele saiba que você está ao lado dele, que entende a situação e que quer ajudar.
Para isso, garanta que os operadores trabalhem com roteiros de cobrança bem definidos para cada segmento da carteira, direcionando a linguagem da forma mais alinhada possível com sua empresa e seu perfil de cliente.
→ [BLOG] Roteiro de cobrança: passo a passo para ações de sucesso
#4 Invista em tecnologias de apoio
Como mencionamos antes, as tecnologias de apoio em toda sua estratégia de cobrança são elementares. Desde a aprovação do crédito, até a prevenção e eventual cobrança de atrasos.
Os softwares de análise de crédito e gestão de cobrança são uma mão na roda para empresas de todo nicho e tamanho. O maior objetivo é garantir o uso qualificado dos seus recursos através de um sistema otimizado.
Essa medida pode ser um catalisador também para redução de custos na empresa, reduzindo o tempo de alguns processos, o número de pessoas envolvidas e a quantidade de trabalho para pessoas, deixando-o para o sistema.
Por fim, essa é uma medida fundamental para garantir sua competitividade no mercado. Saiba mais sobre a recorrência dessa prática no mercado:
→ [BLOG] Inteligência artificial e a revolução tecnológica no mercado financeiro
#5 Em alguns casos, a terceirização é indicada
A terceirização da cobrança judicial é comum. No entanto, a terceirização da parte extrajudicial tende a ter resistência por parte da diretoria das empresas. É recorrente no mercado instituições que ocupam colaboradores de outros setores relacionados com a estratégia de cobrança. Quando na verdade essa deveria ser uma tarefa específica, o foco de um setor específico.
Por isso, costumamos afirmar e recomendar a terceirização da cobrança. Essa é uma medidas que, ao contrário do que se pensa, pode ser fundamental para sua redução de custos. Visto que será feito um investimento em equipe especializada que dedicará todo o horário comercial agindo na recuperação do crédito.
Podemos concluir, então, que para obter sucesso em qualquer estratégia de cobrança a validação das ações já implementadas é o primeiro passo. E se basear nos 5 itens acima é o básico para ter sucesso na gestão da carteira.
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