Cobrança preventiva: vale mesmo a pena? Como utilizar sem prejudicar o relacionamento?
A cobrança preventiva é uma medida contra a inadimplência que ainda causa controvérsias. A ideia é promover ao cliente um lembrete de que o dia de seu pagamento está chegando. No entanto, nem todos os clientes precisam receber esse memorando e não garantir esse direcionamento segmentado pode comprometer o relacionamento da empresa com o cliente.
Além disso (e também por causa disso), é comum que profissionais se questionem sobre a real efetividade dessa prática na gestão de crédito e cobrança.
Diante desse contexto, preparamos este texto que explora o assunto e aponta se realmente vale a pena utilizar a cobrança preventiva. E, nos casos em que vale, como fazer isso sem prejudicar o relacionamento. Confira:
Cobrança preventiva: que papel ela realmente tem?
Também chamada de cobrança pré vencimento, a preventiva funciona como uma medida da sua agenda ativa para entender cada perfil de cliente progressivamente, o que dá a possibilidade de ter maior assertividade dos seus dados de clientes.
Essa ação é recomendada para a carteira de clientes que costuma atrasar o pagamento por esquecimento ou problemas operacionais. Não por não ter recursos, mas sim por não ter um mecanismo prático para realizar o pagamento.
A cobrança preventiva vem como aviso para o cliente e descoberta para o operador, que poderá ver se o devedor pagará ou não.
E mesmo que esse mecanismo seja prático, alguns clientes podem seguir enfrentando essa dificuldade. Por isso, o papel da cobrança preventiva aqui é lembrar esse perfil de cliente, cerca de 3 dias antes, que o pagamento está chegando. Além de contactá-lo também no dia do vencimento.
E tudo isso consiste em uma abordagem simples, que nada se relaciona com as de cobrança. Uma simples mensagem perguntando se o cliente já recebeu a fatura que vencerá em X dias, se precisa de mais informações ou se está tudo certo ou se teve algum problema no acesso.
Quais as melhores formas de utilizar?
Considerando que essa não é uma ação aplicável para toda a carteira de clientes, é preciso direcionar as formas de utilização da cobrança preventiva. Nossa recomendação é que partam do ranking de pagadores.
Esse ranking é a lista que define a prioridade de suas ações de cobrança. Com ela, é possível identificar e segmentar clientes que precisam passar pela cobrança preventiva ou não.
Os chamados “devedores viciados” são aqueles que, por algum motivo, tem dificuldade de organizar suas finanças e costumam atrasar o pagamento em poucos dias. É fundamental que seu planejamento de cobrança garanta a segmentação desse grupo.
Assim, o setor de cobrança pode direcionar modelos de abordagens digitais ou telefônicas específicas para essa carteira, criando relacionamento específico e bem sucedido com ela.
A cobrança preventiva e a régua de cobrança
Depois do processo de análise de crédito, aprovação, concessão e as ações relacionadas ao ato da venda, a cobrança preventiva é o que dá início à sua régua de cobrança.
Em nossa Régua personalizada a pré cobrança ocorre 3 dias antes do vencimento e a ação consiste no envio de email com boleto para pagamento, informando a data de vencimento também no corpo do email.
Nossa régua tem ações de 0 a 10 dias que comprovadamente promovem a possibilidade de conquistar os seguintes avanços:
- Aumento de performance no prazo médio em 14 dias de aplicação;
- Aumento de 38,7% no índice de liquidez;
- Redução de 18% do PDD.
Com simples personalizações conseguimos uma régua aplicável em qualquer contexto e com sucesso garantido. Se quiser, faça o download gratuito para usar nosso modelo:
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Como saber a abordagem e o canal adequado para a pré cobrança?
Embora a recomendação da nossa régua seja fazer essa ação via e-mail, a utilização do telefone também pode ser válida considerando o perfil do cliente e o segmento da sua empresa.
No entanto, em geral é recomendável o uso do email, que promove mais imparcialidade, visto que o telefonema garante contato mais direto com o cliente e exige mais espontaneidade para perguntas e argumentos que podem surgir.
[LEIA TAMBÉM] → Cobrança de Dívidas: 3 técnicas de abordagem pelo telefone
Já que a ideia da cobrança preventiva é notificar o cliente que o vencimento se aproxima, não há necessidade de usar a abordagem direta do telefone.
Mesmo assim, cabe a cada empresa optar pela melhor abordagem para o seu contexto. O importante é garantir que esse lembrete seja feito.
Como você viu nas estatísticas sobre nossa régua de cobrança, isso pode fazer toda a diferença.