Planejamento de cobrança: 4 aspectos fundamentais para sua estratégia

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Planejamento de cobrança: 4 aspectos fundamentais para sua estratégia

Ter um planejamento de cobrança não é só uma medida para recuperação de crédito. É, também, uma medida elementar para qualificar esses processos, a fim de evitar previamente a cobrança.

 

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Mesmo que as réguas e planejamentos de cobrança contenham aspectos bastante individuais em cada nicho, certas ações específicas garantem a segurança da empresa independentemente de seu segmento. Entenda:

 

O que caracteriza um planejamento de cobrança adequado?

 

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que além dos aspectos citados acima, o planejamento também garante a busca por melhoria contínua na empresa, o que promove maior competitividade no mercado.

Devem existir processos sistemáticos e, em geral, automatizados para cada caso específico, conforme o avanço dos dias sem o pagamento. Especialmente nos casos em que o fluxo de caixa da empresa não é muito otimizado.

Terceiramente, e por último, o planejamento de cobrança deve auxiliar não apenas os processos de cobrança para recuperação de crédito. Mas também o processo de tornar o cliente comercialmente ativo novamente, se for o caso.

Agora, vamos explorar alguns aspectos cruciais para qualificar sua cobrança:

 

#1 Pré cobrança e o dia do vencimento

 

Desde o ato da venda até o dia do vencimento, ações preventivas podem ser tomadas. Muitas pessoas questionam essas medidas, no entanto, sua agenda passiva é a garantia de maior segurança.

Além de garantir mais informações fidedignas sobre o perfil de pagador do cliente. Seu planejamento de cobrança deve incluir ações preventivas até 3 dias antes do vencimento.

Vale a pena incluir a ação de lembrete do dia do vencimento, por algum canal específico, a fim de garantir que o cliente possa realizar o pagamento. Sendo essa não uma medida de cobrança, mas sim preventiva.

Com um ranking dos pagadores, você pode direcionar sua ação preventiva de lembrete para os clientes que costumam esquecer o dia do pagamento, atrasando poucos dias, porém todo mês.

 

#2 Canais adequados

 

Um outro aspecto imprescindível para sua estratégia de cobrança é garantir que cada tipo de cobrança, em cada etapa da sua régua, tenha uma definição clara e coerente dos canais utilizados para cobrar.

Muitos se questionam sobre o uso do Whatsapp, telefone, etc. A verdade é que o uso de diferentes canais deve ser considerado, em qualquer nicho empresarial.

Em nosso Ebook com modelo de Régua personalizada você encontra nossas recomendações para cada etapa da cobrança, indicando o canal mais indicado em cada caso.

Por falar nisso, a régua de cobrança é uma ferramenta básica, porém indispensável. É dela que vamos falar agora.

 

#3 Régua de Cobrança Personalizada

 

Com base em estudos de caso, pesquisas específicas de mercado, estatísticas e tentativa e erro, pudemos construir a Régua de Cobrança Personalizada, que funciona em diferentes nichos, porque considera as ações de sucesso de nossas pesquisas.

Na prática, nossa Régua garantiu, por meio de ações de 0 a 10 dias:

  • Aumento de performance no prazo médio após 14 dias de aplicação;
  • Aumento de 38,7% no índice de liquidez;
  • Redução de 18% no PDD.

Justamente por ser uma ferramenta de sucesso na prática, convido você a conhecer ela. O download é gratuito e você pode desfrutar da ferramenta sem pagar nada.

[EBOOK]  Como Usar a Régua de Cobrança Personalizada

A Régua de Cobrança Personalizada é um passo enorme para a qualificação do seu planejamento de cobrança. Por isso, não deixe de conferir!

 

#4 Processos e papéis bem definidos

 

Por fim, um outro aspecto muito importante do papel do planejamento de cobrança consiste na boa definição de processos e dos papéis de cada colaborador nesses processos.

É comum para muitas organizações não ter um time específico para a cobrança, fazendo com que equipes comerciais e/ou de financeiro assumam esse papel.

Ter os papéis definidos é tão fundamental quanto ter os processos de cobrança bem definidos por meio de planejamento e a régua.

Então, pode ser que esse seja o maior problema do seu sistema para recuperação de crédito. Opte por começar otimizando isso com o apoio da ferramenta gratuita da Soliduz.

Podemos concluir então, que essas ações práticas e objetivas são grandes passos para o seu sucesso com a estratégia de planejamento de cobrança.

 

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