Seu negócio precisa mesmo de uma empresa de cobrança? Descubra aqui

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Seu negócio precisa mesmo de uma empresa de cobrança? Descubra aqui

Muitos gestores e gerentes, até mesmo diretores e coordenadores, não acreditam que a empresa de cobrança ajudaria com a recuperação de ativos e com a redução da inadimplência em geral.

Além disso, a maior dúvida é, se for para contratar a empresa, em qual momento? Qual escolher? Como medir o ROI dessa ação?

Esses são pontos elementares antes de realizar qualquer decisão. E, por isso, neste artigo exploraremos o assunto, para que você saiba se seu negócio realmente precisa de uma empresa de cobrança. Veja:

 

O que uma empresa de cobrança pode realmente te oferecer?

 

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o que esse tipo de empresa realmente pode fazer pela sua organização. A gestão de cobranças bem feita associada ao faturamento é o que garante a adimplência com bons números.

No entanto, mesmo com operações e estratégia de cobrança constantemente testadas e otimizadas, ainda existirá a inadimplência.

Mesmo assim, para algumas empresas pode ser bom manter a equipe interna trabalhando na recuperação. Enquanto para outras, a empresa de cobrança é uma solução mais proveitosa.

Nesses casos, a contratação promete as seguintes medidas por parte da contratada:

 

  • Equipe especializada focada na recuperação, aumentando recurso de tempo na sua equipe interna;
  • Elaboração/otimização de contratos, planejamentos e régua de cobrança;
  • Mais rapidez e agilidade nas ações de cobrança, visto que uma equipe específica para essas ações estará trabalhando direto nisso;
  • Execução de cobrança judicial, que pode ser um processo trabalhoso e demorado e também requer estratégia;
  • Assumir por completo as operações de cobrança – indicado nos casos em que não há uma equipe de cobrança na empresa;
  • Redução de custos, fator que evidencia a maior vantagem financeira da contratação. Os serviços da empresa dispensam a contratação de novos funcionários ou a utilização de mais tempo de jornada de outros funcionários para ações que não lhe cabem relacionadas a cobrança.
  • Em alguns casos, compra de dívidas em valor reduzido para tentativa de recuperação depois
  • Responsabilidade pelas operações de cobrança em sua totalidade.
  • Sistema de teste A/B para manter o banco de dados atualizado;
  • Ações de cobrança ativa, digitais e por smartphones;
  • Relatórios precisos
  • Acompanhamento direto de títulos.

 

Quando e por que terceirizar a cobrança?

 

Algumas das principais razões pelas quais as organizações contratam esse tipo de serviço são:

  1. Alta demanda operacional para executar cobranças, exigindo contratações novas;
  2. Necessidade de direcionar equipes com foco na gestão e demais ações de crédito cobrança;
  3. Alta taxa de inadimplência;
  4. Gestão financeira desestruturada;
  5. Estratégia de cobrança desestruturada;
  6. Estratégia para cobrança judicial desestruturada ou “improvisada”.
  7.  

Se sua empresa sofre com qualquer uma dessas razões citadas acima, considere a contratação da empresa de cobrança. A associação desses problemas ao mesmo tempo ou mesmo a intensificação de qualquer um deles pode trazer prejuízo ainda maior.

 

Outras alternativas

 

Ter um setor de cobrança com sistema de controle automatizado garante a resolução de diversos problemas, evitando que continuem acontecendo.

O sistema de automação de cobrança pode ser facilmente contratado e garante não só a otimização dos processos, mas a velocidade e assertividade com que são realizados.

Além disso, garantir a estruturação das estratégias, acompanhando e corrigindo-as, é fundamental também.

→ [BLOG] Planejamento de cobrança: 4 aspectos fundamentais para sua estratégia

 

Então, sua empresa precisa dessa ação?

 

Para chegar a essa conclusão, resta analisar sua situação como um todo e avaliar se o investimento será viável e proveitoso para a empresa.

Por um lado, a contratação da empresa de cobrança proporcionará a sistematização das cobranças, inserção do cliente final na régua de cobrança e também a qualificação da régua.

Além de garantir a redução da taxa de inadimplência e possibilitar a reestruturação de papéis e recursos relacionados a cobrança dentro do seu negócio.

Por outro lado, é um investimento que requer planejamento financeiro. E também, em casos em que o setor de cobrança já está muito desestruturado, com dados faltando e sem controles, o trabalho da empresa contratada pode se tornar mais lento e menos assertivo.

Cabe ao gestor analisar essa situação e tomar a decisão apropriada.
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