As compras de fim de ano e a inadimplência no Brasil: entenda o comportamento do consumidor

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As compras de fim de ano e a inadimplência no Brasil: entenda o comportamento do consumidor

A inadimplência no Brasil é avassaladora, os números apontam que o índice de inadimplentes é quase equivalente ao da população italiana, 61,8 milhões de endividados. Com o fim de ano e suas festividades, é natural que o consumidor receba diversos estímulos de consumo e compre mais.

Dessa forma, entender o comportamento do consumidor com relação às compras, ao uso de crédito e aos perfis de cada cliente é fundamental para que qualquer empresa possa manter o equilíbrio financeiro. Além de ser fundamental para estrategizar qualquer abordagem de cobrança, certamente.

 

Mas e por qual motivo tantos brasileiros se encontram em situação de inadimplência?

 

O ano de 2018 proporcionou ao mercado financeiro o assustador recorde de inadimplência, nunca antes visto. As pesquisas do Serasa apontam estatísticas praticamente iguais para as categorias de faixa etária, outro dado alarmante.

Os maiores endividados estão nas faixas etárias de 36 a 40, 31 a 35 e 26 a 30. Sendo a grande maioria das dívidas resultantes de:

 

  • Cartão de crédito
  • Utilities
  • Varejo
  • Telefonia
  •  

Como e por que as compras de fim de ano devem ser motivo de “alerta” para empresas?

 

Muitas empresas oferecem diversos tipos de promoção, bem como crédito e demais benefícios de estímulo ao consumo, já que a cultura de fim de ano (natal, viagens, praia, etc.) por si só colabora para que o consumidor gaste mais.

Além disso, o recebimento do 13º salário também é um fator de influência. No entanto, o ponto não é esse, mas sim de que forma as empresas podem entender o consumidor e se preparar para essa etapa ultracomercial do ano.

 

Planejamento de cobrança específico para negociações

 

O fim de ano é uma época que, assim como tantas outras, influencia diretamente o comportamento de compra do consumidor. O que faz com que seja totalmente necessário, por parte das empresas, ter o preparo tecnológico e estratégico para gerenciar as demandas.

O planejamento de cobrança é uma delas. Direcionadas pela inadimplência no Brasil, nossas pesquisas comprovaram que uma régua de cobrança qualificada e que realmente funciona pode aumentar o índice liquidez em 38,7% e reduzir até 18% do PDD.

Além disso, essa é uma boa época para negociações e renegociações ao passo que muitos consumidores optam por usar o 13º salário para cobrir dívidas e contas em geral.

Ou seja, personalizar o seu planejamento de cobrança para esse tipo de situação é elementar para garantir bons resultados nessas datas específicas e também de forma geral.

 

Planejamento de cobrança: 4 aspectos fundamentais para sua estratégia

 

Abordagem por segmentação de perfil: ação importante contra inadimplência no Brasil

 

A abordagem por segmentação é quase que uma continuidade do que falávamos no tópico anterior. Mesmo que você tenha um excelente planejamento para gerenciar crédito e cobrança ao longo de todo o ano, a execução do planejado pode não dar certo se você não tiver os recursos necessários.

É claro para todos que o mercado financeiro acompanha os passos da tecnologia que avança diariamente. Então, você precisa fazer bom uso desse fato contando com o suporte de um banco de dados seguro, assertivo e funcional sob o aspecto do gerenciamento da carteira de clientes.

Um sistema de crédito e cobrança qualificado, com um banco de dados com inteligência artificial garante não só o gerenciamento de crédito e cobrança, mas o direcionamento de qualquer estratégia. Bem como a otimização das já existentes, com base em informações.

Vivemos na era da informação e você simplesmente precisa garantir que isso esteja a seu favor, promovendo inteligência competitiva pra sua empresa. Além de negócios mais seguros, lucrativos e fidelizações.

Esteja preparado, só assim será possível caminhar no ritmo do mercado!

Para fechar, convido você a conferir a régua de cobrança personalizada, feita para te auxiliar a aumentar o índice liquidez em 38,7% e reduzir até 18% do PDD.

 

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