Concessão de crédito: quais as etapas mais fundamentais?
A concessão de crédito, mesmo que nunca totalmente isenta de riscos, é uma ação que pode ser extremamente proveitosa para quem concede. Dessa forma, garantir um processo flexível, seguro e ágil é fundamental. Só assim a empresa conseguirá tirar proveito das concessões.
E considerando que a concessão de crédito tem como grande objetivo alavancar resultados financeiros, ter um planejamento avançado para a aprovação (do começo ao fim) é um pré requisito básico.
Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre as etapas fundamentais de um processo de análise e concessão de crédito qualificado, otimizado e seguro. Sendo esses os três atributos mais importante para os seus resultados. Confira:
6 etapas para concessão de crédito:
Garantir um processo de concessão sistematizado e bem definido garante também:
- Aumento de vendas;
- Políticas de crédito eficazes;
- Fornecer crédito com maior segurança e menor risco;
- Estabilidade no fluxo de caixa;
- Redução de custos na liberação de crédito;
- Redução de custos na recuperação de crédito.
E mesmo que as políticas de crédito e cobrança, regras para concessão e demais processos envolvidos sejam relativos em cada contexto empresarial, algumas etapas são fundamentais à qualquer negócio. É delas que vamos falar:
#1 Mercado alvo específico
A concessão é um negócio atrativo e que gera lucros para as empresas, quando feito de forma segura e otimizada. Para isso, toda e qualquer instituição deve incluir em suas políticas, planejamento e processo de aprovação a definição do mercado alvo específico.
Isto é, o alinhamento de um perfil de cliente esperado conforme as expectativas da empresa com a concessão de crédito. Definindo, então, o público que deseja atingir. E podendo, dessa forma, estabelecer estratégias, renda mínima, produtos, etc.
#2 Captação e análise do cliente
Após a primeira etapa, chegamos a um momento extremamente importante: captação e análise de crédito do cliente. Esta é a etapa cuja garantia da segurança é mais necessária.
Somente assim será possível garantir bons negócios, redução de riscos e de inadimplência. Depois de garantir uma definição adequada de mercado alvo, é fundamental definir também um cadastro apropriado para os clientes.
Com isso, será possível armazenar informações de forma organizada e mais rápida. No entanto, esse é um desafio para muitas organizações. A análise de crédito por si só já é desafiadora, por ser ela a maior responsável pela segurança do negócio.
Dessa forma, nossa dica é que contem com o apoio e automatização de um software de análise de crédito. E, especialmente, um software que seja moderno, altamente tecnológico e assertivo.
Destaca-se atualmente a novidade que supre todas as necessidades de uma análise qualificada: o software com Inteligência Artificial para análise e concessão de crédito.
Trata-se de uma novidade no Brasil e que garante o agrupamento de informações diversas sobre o cliente, coletadas por diferentes fontes e com sistema iterativo que se otimiza constantemente.
Por meio de informações mais completas, atualizadas e fidedignas sobre o cliente, é possível direcionar negociações para rumos mais lucrativos e de melhores resultados.
#3 Negociação e estruturação de políticas de crédito
Nessa etapa é que se sentem os impactos de uma política de crédito mal definida. As políticas devem nortear a negociação, por isso precisam estar sempre claras e objetivamente definidas conforme os interesses da empresa.
Neste momento a ideia é definir o que o cliente deve fazer e o que a empresa deve/pode oferecer. Se você tiver problemas em suas políticas de crédito, pode ter problemas futuros que impactarão diretamente no financeiro.
Entenda mais → Recuperação de crédito: garanta que sua política de crédito e cobrança seja eficaz
#4 Formalização do contrato
A etapa 4 é a que pode promover maior custo operacional, por isso, quanto mais otimizada, melhor. Consiste no momento de documentar e formalizar tudo o que foi discutido, negociado e acordado antes da aprovação do crédito.
É importante que as instituições atentem para todos os mínimos detalhes contratuais, considerando reavaliar e ajustar de tempos em tempos.
#5 Aprovação, desembolso e acompanhamento
Com a aprovação, vem o desembolso do dinheiro por parte do concessor. Feito isso, é fundamental manter o acompanhamento do negócio ao longo do tempo. Para isso, sua estrutura de gestão de crédito deve estar preparada.
#6 Liquidação e eventualmente renegociação
Depois da concessão, vem a liquidação da dívida por parte do cliente. Se for o caso de esta etapa demandar renegociações, você precisa garantir que isso também tenha diretrizes sistemáticas bem definidas e organizadas. Nas quais todos os detalhes possam ser documentados e acompanhados.
Conclusão
Para concluir, recomendamos novamente que invista em um software de análise de crédito avançado que “cubra” com excelência boa parte dessas etapas. Com isso, você terá mais segurança, agilidade e também melhores resultados no que diz respeito ao fluxo de caixa e aos índices de inadimplência.
Convido você a conhecer mais sobre como exatamente funciona a ferramenta da Soliduz para Análise de Crédito com Inteligência Artificial:
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