Diferença entre análise de crédito tradicional e com inteligência artificial
Em função da necessidade de tornar os processos financeiros de diversas instituições mais rápidos e precisos (sujeito: processos financeiros), cada vez mais as novidades na tecnologia surgem para auxiliar nisso. No caso da análise de crédito, não é diferente.
Atualmente, até mesmo as redes sociais são consideradas nas análises tradicionais. A ideia é associar cada vez mais as ferramentas digitais a esse contexto, a fim de conseguir um alto volume de informações de qualidade antes da concessão de crédito.
Diante disso, julgamos interessante discutir o assunto, expondo as principais diferenças entre a análise tradicional e a análise personalizada, que conta com o apoio tecnológico de inteligência artificial. Continue lendo para conferir:
Como funciona a análise de crédito tradicional?
Começando pelo básico, a análise de crédito tradicional funciona de forma mais simples. Ou seja, por meio de uma consulta, é possível recolher informações sobre o score do pagador, se está negativado ou não e suas informações básicas de contato. Obtendo, então, um relatório consideravelmente raso sobre o futuro cliente.
Além disso, os relatórios tradicionais não evoluíram ao longo do tempo, com isso, as pessoas de má fé se beneficiaram dessa obsolescência e hoje utilizam de técnicas efetivas para burlar esse sistema, conseguindo crédito e prejudicando o fluxo de caixa das empresas.
No entanto, com os avanços tecnológicos, agravou-se a necessidade de tornar esse processo mais eficaz. O uso da Inteligência Artificial surgiu como uma saída pra isso. Apesar de ser um processo de alta eficácia, foi uma medida que não ganhou força no Brasil ainda.
Felizmente, a Soliduz está sendo pioneira na implementação desse avanço na gestão de risco de crédito.
E a análise personalizada com Inteligência Artificial?
O uso da Inteligência Artificial para análise de crédito surgiu, basicamente, para acelerar o processo e garantir sua assertividade por meio de informações mais abrangentes sobre o cliente.
Por meio desse sistema, são recolhidas as seguintes informações:
- Validação de Endereço, Foto do local e Contatos
- Referências Comerciais
- Faturamento Médio Presumido
- Ações Judiciais do CNPJ, sócios e parentes
- Parentes até terceiro grau
- Varredura online de sócios e parentes
- Empresas de mesmo segmento com conexões
- Empresas adormecidas
Com isso, é possível aplicar um gerenciamento de risco de carteira infinitamente mais seguro. Afinal, trata-se de um grupo de informações valiosas sobre o perfil do pagador que nenhum outro sistema proporciona.
Por meio das informações recolhidas, é feito um relatório com visão analítica e o parecer técnico de um especialista. Isso dará a você detalhes precisos sobre quais as próximas ações a tomar com cada caso analisado.
Dessa forma, os benefícios decorrentes do uso da Inteligência Artificial para análise de crédito são diversos. Desde a qualificação da gestão de risco da empresa a um nível especializado, até a redução do PDD (Provisão para Devedores Duvidosos) e do índice de inadimplência. É certo que sua taxa de assertividade na concessão de crédito irá aumentar.
Qual a melhor escolha?
A recomendação é que você opte pelo que for te proporcionar maior custo benefício. Na maioria dos casos, investir um pouco mais para ter a garantia de estar fechando um negócio altamente lucrativo com um pagador qualificado vale muito mais a pena.
A Simply foi uma das maiores beneficiadas com a implementação do sistema de IA (Inteligência Artificial) para gestão de risco. A novidade trouxe à empresa uma aceleração radical do tempo da análise, bem como do seu nível de precisão.
Cabe a você decidir: quanto você está disposto a investir para ter segurança na hora de fechar negócio?
Conheça mais sobre o funcionamento da ferramenta de Inteligência Artificial para Análise de Crédito baixando nosso Ebook gratuito:
Michelle Oliveira
Apresentação de como funciona