3 Ações Efetivas para Reduzir a Inadimplência em Tempos de Crise
Na medida em que as restrições de circulação vigoram em vários estados brasileiros por conta do novo Coronavírus, muitas empresas sofrem com a inadimplência. Mas como você pode agir para que, em um momento como esse, sua empresa flexibilize o pagamento dos títulos com o objetivo de reduzir a inadimplência e manter o caixa saudável?
1ª Como Agir Com os Pedidos de Prorrogações?
Diante do atual cenário, com várias empresas tendo sua capacidade produtiva reduzida e algumas com faturamento paralisado, é normal que muitos clientes peçam prorrogações.
A grande questão é: Como filtrar esses pedidos e como deve-se proceder nesses casos.
Veja abaixo alguns pontos que julgamos extremamente importantes:
- Histórico de liquidez do cliente com a sua empresa
- Tempo de fundação da empresa
- Tempo de relacionamento do cliente com a sua empresa
Após a validação inicial das informações, deve-se levar em consideração o caixa da sua empresa na tomada de decisões.
Nossa sugestão para o momento é: Sempre solicite ao cliente, 20% do valor do título. Somente após a confirmação do pagamento, conceda a prorrogação dos 80% restantes. Em alguns casos, quando cliente não dispõe do valor inicial, deve-se solicitar o pagamento dos juros da prorrogação antecipadamente. (via depósito)
Vale ressaltar que o objetivo aqui não é o recebimento dos juros apenas, mas sim medir o nível de interesse do cliente na quitação do débito.
2ª Mapeamento de Risco da sua Carteira de Recebíveis
Nesse momento é muito importante estudar os riscos da sua carteira. É preciso entender quais são os maiores clientes (percentual que o cliente representa dentro da sua carteira) bem como analisar e separar clientes que atrasam pontualmente dos que atrasam de forma recorrente os seus débitos.
Grande parte das empresas sabem, com base em seus históricos e sistemas, dos clientes que atrasam pagamentos recorrentemente e os que demoram (seja por falta de organização ou de caixa) para pagar os seus títulos.
É importante mapear os clientes que já estavam constantemente atrasando e fazer o contato antecipado. Mesmo que o cliente não tenha títulos vencidos, vale entender sua necessidade para que você possa agir antes do problema, isso lhe dará tempo para pensar em outras soluções.
3ª Cobrança Rápida e Efetiva
Como os dados econômicos vem apontando, estamos em um momento jamais visto na história do nosso país, isso requer ações rápidas e efetivas para tratar a inadimplência, tendo em vista que várias pequenas e médias empresas devem vir a falência nos próximos meses.
Em pesquisas realizadas recentemente a tendência é que o crescimento da inadimplência seja de 3 a 4 vezes maior que o fluxo normal dentro das empresas.
A pergunta é: Como devemos agir?
- Faça contato com o cliente desde o primeiro dia de vencido;
- Evite o protesto. Essa medida só irá aumentar seus custos pois a negativação por birôs tem o mesmo efeito e lhe permite cobrar o cliente durante todo o período;
- Seja escalável. É importante contar com parceiros estratégicos que tenham tecnologia capaz de acionar o cliente com frequência e agilidade.
- Seu parceiro deve ser capaz de conceder crédito ao seu cliente devedor;
- Acompanhe os números, tenha um B.I. (business intelligence) que lhe mostre em tempo real os indicadores de desempenho. Vale ressaltar que nesse momento cada estado pode representar um nível, maior ou menor de inadimplência em sua carteira, o que torna a utilização dessa ferramenta imprescindível para a tomada de decisões.
Essas ações são fundamentais para que sua empresa consiga minimizar os impactos da inadimplência em tempos de crise. Em especial o momento histórico que estamos vivendo.
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