Inovação no mercado de crédito: a tecnologia que transforma o segmento diariamente

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Inovação no mercado de crédito: a tecnologia que transforma o segmento diariamente

É certo que a implementação de ferramentas tecnológicas com inteligência artificial teve um “boom” de crescimento nos últimos anos, mudando radicalmente a forma de se gerenciar crédito e finanças em geral. Colaborando fortemente para o mercado de crédito.

 

Mas você realmente sabe como isso se dá? Você realmente sabe o proveito que pode tirar disso. Especialmente em épocas específicas de ano, como a black friday, em que há constante e extremo estímulo de consumo por parte das empresas?

 

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Preparamos este artigo para te mostrar como essas inovações permitem o redesenho de todas formas de operação de uma empresa.

Como se deu essa inovação tão grande no mercado de crédito

 

Se antes o trabalho praticamente “manual” trazia consequências como barreiras e dificuldades na fidelização ou na troca de clientes. Ou mesmo a necessidade de negociações exclusivas e com poucas garantias e controles…

Pode-se dizer que hoje, com as inovações tecnológicas do mercado de crédito a coleta, controle e gerenciamento de dados e informações norteia as ações em massa, ágeis, segmentadas e assertivas do financeiro de qualquer empresa.

Antes de ferramentas como a Inteligência Artificial para automação e bancos de dados, as empresas utilizavam produção em massa para padronização, escala de ativos. Dependendo do esforço humano para processos escalonados e treinamentos específicos.

Com a possibilidade de trabalhar com bancos de dados inteligentes (big data), é possível automatizar ações em massa para cobrança, fidelização, negociação, análise de crédito, etc.

Além disso, a ampla coleta de dados assertivos de mercado possibilita que as empresas tenham informações e indicadores necessários para identificar perfis de comportamento. E, com base neles, desenvolver estratégias específicas para as ações do setor financeiro. Desde a prospecção até a fidelização e os casos de cobrança.

 

Como a Inteligência Artificial impacta na área de cobrança?

 

Um exemplo próximo, a black friday. Essa é uma data muito importante para o varejo e que gera movimentação financeira intensa. É fundamental que as empresas se antecipem à data. Não apenas para criar estratégias de venda, mas também de fidelização e, o mais importante: de cobrança.

É imprescindível que a estratégia de pós black friday de uma empresa considere dar mais atenção à régua de cobrança, sua aplicação em casos específicos de perfil.

E como agilizar tudo isso de forma completamente assertiva e sem precisar contar com recursos instáveis (como o trabalho humano, por exemplo)? Inteligência artificial.

E esse é só um exemplo específico, de black friday e fim de ano, época de estímulo intenso de compra.

 

Uma tendência global que vem crescendo no Brasil

 

A mais recente pesquisa do Fórum Econômico Mundial aponta que a IA:

(…) abre a porta para modelos de operação totalmente novos, criando uma nova dinâmica competitiva que recompensa muito mais instituições focadas em escala e sofisticação de dados do que aquelas concentradas na escala ou complexidade do capital em si.” (em tradução livre).

Com o objetivo de apresentar os impactos e o crescimento da Inteligência Artificial no mercado das finanças, o FEM realizou uma ampla pesquisa, a qual nos permite concluir que o uso desse tipo de tecnologia no segmento é uma tendência a se observar.

É o que diz também a revista Forbes, sob um outro aspecto. A revista afirma que a inteligência artificial “é o futuro da detecção de fraudes financeiras”. O que nos leva a um ponto importante: essa tendência tem ainda mais relevância no cenário brasileiro.

Isso porque de acordo com o Serasa a cada 16 segundos ocorre 1 tentativa de fraude. Sendo esse um dado de 2017 e o maior já registrado até o período em questão.

Além disso, a pesquisa acerca de crimes cibernéticos da McAfee ressalta ainda mais a necessidade de ter segurança em qualquer tipo de negócio e transação no Brasil:

Nosso país é considerado como um dos que contém  o mecanismo mais único e bem calculado de crimes cibernéticos, e a maior incidência está em fraudes do mercado de crédito. Sendo esse o crime mais comum do mercado financeiro.

E essa não é a pior parte… Bancos e instituições financeiras são as vítimas mais comuns dos ataques de “cybercrime”, sendo o tipo de ataque que corresponde a 95% das perdas dos bancos. E saiba que os consumidores também são atingidos, mas não tanto quanto as instituições financeiras.

 

Brasil, o alvo número 1 de ataques financeiros online na América Latina

 

Ainda conforme os dados da pesquisa da McAfee, aqui, mais da metade das transações bancárias são feitas com dispositivos conectados à Internet. E, conforme citado na pesquisa:

“(…) mas a falta de leis fortes contra o cibercrime é uma das razões pelas quais o Brasil é o alvo número um e a principal fonte de ataques online na América Latina”

(em tradução livre.)

Nesse contexto, consegue perceber a necessidade de estar à frente desse tipo de risco?! É fundamental para qualquer instituição do mercado de crédito contar com as garantias e controles para mitigar esse tipo de risco.

 

É por isso que a inteligência artificial no mercado de crédito é tão inovadora

 

Com a possibilidade confiar a um mecanismo inteligente e de automática melhoria contínua a coleta e organização dos dados da sua empresa, a inteligência artificial seria capaz de acabar com diversos problemas muito comuns das finanças.

 

Os resultados mais comuns apresentados pelas empresas são:

 

  • Antecipação a problemas (visão de médio, curto e longo prazo)
  • Inteligência competitiva (agilidade e inovação que se destaca no mercado)
  • Diferencial na experiência do consumidor (experiências automatizadas com a marca, conforme seu perfil, definido por meio de dados qualificados e assertivos).
  • Gestão de crédito de resultados (ferramenta poderosa na luta contra um dos maiores “rombos” no mercado de crédito: a inadimplência.
  • Mitigação de Riscos (conforme já te falamos – e até a Forbes “te falou”- esse é o caminho para a detecção de fraudes.)
  •  

Para concluir, acredito que você esteja convencido de que pode colher resultados radicalmente proveitosos contando com o suporte de uma tecnologia inovadora como a inteligência artificial, certo?

 

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