Sistema de cobrança: como e porque escolher um para sua empresa

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Sistema de cobrança: como e porque escolher um para sua empresa

Um sistema de cobrança basicamente disponibiliza em uma empresa os recursos necessários para que seja possível realizar operações com suporte tecnológico flexível.

Isto é, com esse tipo de ferramenta, é possível se valer de inúmeras funcionalidades que otimizam a gestão de dados do setor. Fazendo proveito completo da coleta dos mesmos.

Confira a seguir algumas dessas funcionalidades e saiba se valeria a pena a contratação em sua empresa. Se você concluir que sim, na sequência encontrará dicas de como fazer essa escolha.

 

Por que investir na contratação de um sistema de cobrança?

 

A falta de controles internos para o uso dos dados dos clientes à favor da empresa é um dos fatores mais agravantes na inadimplência e nos “gaps” dentro das operações internas da empresa, causando ainda mais problemas.

Sem o controle das ações ou mesmo dos dados da carteira, fica ainda mais difícil ter sucesso na recuperação de crédito.

Conheça a seguir algumas funcionalidades de um sistema de cobrança que trabalham contra esse tipo de problema:

 

Higienização de dados

 

Um sistema automatizado viabiliza a higienização dos dados: atualizações, coleta de novas informações e validação das já coletadas. Essa é uma ação fundamental para ter sucesso no direcionamento das ações de cobrança.

 

Negociação em massa

 

A possibilidade de negociação em massa com cada grupo segmentado da carteira de clientes é um dos maiores benefícios do sistema de cobrança. Com ele, é possível enviar propostas em massa para determinados grupos conforme seus dados, perfil, etc.

→ [BLOG] Negociação de dívida e o comportamento do cliente: como direcionar sua abordagem

 

Sistemas de automação

 

A automação dos sistemas aqui também é uma ótima vantagem das funcionalidades do software para cobrança. Isso porque permite a economia de recursos e maior assertividade. Com o avanço de negociações e propostas, o sistema facilita a atualização constante e diminui margens de erro.

 

Agenda e régua de cobrança otimizadas

 

Outro ponto extremamente importante é que o sistema permite a otimização radical da agenda e da régua de cobrança. Com o direcionamento do uso qualificado de dados é possível ter uma agenda muito mais efetiva.

A sua régua de cobrança pode ser sempre melhorada com base nas informações que o sistema gerenciará em sua empresa.

 

→  [MATERIAL GRATUITO] Régua de cobrança personalizada e adaptável

 

Segmentação estratégica dos contatos

 

Como você deve ter notado, falamos em todos os tópicos sobre a segmentação e divisão adequada da carteira de contatos com base em históricos, perfis, tipo de título, etc.

O sistema de cobrança permite o controle assertivo e automatizado desse tipo de dado. Isso porque se trata de um sistema, em geral, com automações de inteligência artificial ou sistemas digitais otimizados.

Sem planilhas, dados duplicados, desatualizados e demais fatores que só atrasam suas estratégias.

 

Como escolher o sistema de cobrança mais adequado para sua empresa?

 

Se, ao longo da leitura, você notou que sua empresa poderia se beneficiar muito com a contratação desse tipo de ferramenta, veja abaixo nossas considerações na hora de fazer a escolha:

 

#1 Entenda como funciona

 

Dentre as funcionalidades que citamos acima, pode ser que seu negócio precise mais de uma do que de outra. Assim como pode ser que a empresa necessite de soluções específicas.

Então nossa primeira dica é esmiuçar todas as informações sobre o funcionamento dos sistemas que está considerando orçar e contratar. É fundamental escolher um plano que caiba não apenas no orçamento, mas que também atenda exatamente as necessidades.

 

#2 Saiba as maiores necessidades da empresa

 

Mais uma vez, recomendamos uma análise severa do fluxograma de operações no setor de cobrança da sua empresa. Ao mapear esses processos, será possível entender onde estão e porque existem certos problemas a corrigir.

Com isso, você direciona sua pesquisa por um sistema de cobrança ideal para resolver as necessidades.

 

#3 Avaliações e reputação no mercado

 

Saiba o que seus concorrentes usam, quais ferramentas têm melhor reputação no mercado e quais as maiores críticas e elogios antes de escolher.

Esses são fatores determinantes na escolha e podem fazer com que você risque diversas opções da sua lista. Atente para essa dica!

 

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