Sistema de análise de crédito: como funciona, prós, contras e impactos
Você deve saber que a melhor forma de iniciar uma estratégia de combate à inadimplência é garantir um sistema de análise de crédito seguro, eficiente e otimizado. Essa é a maneira mais assertiva de garantir que bons negócios sejam fechados.
Por isso, neste material decidimos explorar mais sobre o funcionamento dessa ferramenta, suas “variações” em cada empresa, prós, contras e demais detalhes que você precisa atentar para. Veja:
Como realmente funciona um sistema de análise de crédito?
A ideia de contar com o suporte tecnológico de um sistema como esse é ter uma visão ampla e analítica do processo de aprovação e concessão de crédito como um todo. Além de promover vantagem competitiva para as empresas que contam com a ferramenta.
Isso porque o software de análise promove otimizações contínuas na gestão de dados de qualquer empresa, o que é primordial para traçar e realizar estratégias de sucesso.
Além de garantir um salto para a gestão de risco, viabilizando os cuidados necessários para garantir negócios bem sucedidos.
De maneira geral, a ferramenta possibilita, por meio do uso de inteligência artificial, a coleta de informações muito mais abrangentes sobre o cliente. Como por exemplo:
- Validação de Endereço, Foto do local e Contatos
- Referências Comerciais
- Faturamento Médio Presumido
- Ações Judiciais do CNPJ, sócios e parentes
- Parentes até terceiro grau
- Varredura online de sócios e parentes
- Empresas de mesmo segmento com conexões
- Empresas adormecidas
Prós x contras
Agora que você conhece como o sistema de análise de crédito funciona e quão criterioso pode ser para a análise, confira os prós e contras da implementação do software em uma empresa:
Prós
- Mais rapidez na aprovação de crédito;
- Coleta de informações atualizadas;
- Sistema de otimização contínua com data modeling;
- Otimização da gestão de cobrança por meio do fechamento de negócios seguros;
- Algoritmos avançados construídos para lidarem com diversos rótulos (alvos) em threads concorrentes;
- Análise de grande volumes de dados para conclusões e indicações mais precisas sobre situações de Crédito e Movimentações Financeiras.
Contras
A possibilidade de desvantagem com a implementação de um sistema de análise de crédito pode ocorrer se a empresa selecionar uma ferramenta que não tem os recursos necessários para suprir a demanda da empresa.
De maneira geral, a contratação só tem a agregar positivamente para qualquer negócio. Basta realizar a pesquisa adequada antes da contratação, visto que o custo benefício é muito bom. Sendo uma medida de prevenção de inadimplência, além de agilizar processos relacionados à gestão de crédito.
→ [BLOG] Inteligência artificial e a revolução no mercado financeiro: saiba mais
Quais impactos a ferramenta tem em um negócio?
Considerando que a implementação do sistema de análise de crédito proporciona o aperfeiçoamento do processo como um todo, podemos entender este como um impacto direto na identificação de negócios potenciais e os de risco.
Além disso, o software promove a possibilidade de otimizar radicalmente a política de crédito da empresa. E também a garantia de que as normas serão seguidas à risca.
Ou seja, podemos entender que o sistema proporciona mudanças radicais no fluxo de trabalho da gestão de crédito como um todo.
A contratação da ferramenta deve ser feita com base nas necessidades da empresa. Assim, o custo-benefício da ação pode ser extremamente proveitoso.
Saiba mais sobre o funcionamento da inteligência artificial no mercado financeiro e de crédito. Confira nosso Ebook gratuito: