Risco operacional: 4 formas ágeis de reduzi-los

Soliduz - Soluções Inteligentes em Crédito e Cobrança > Gestão de Crédito  > Risco operacional: 4 formas ágeis de reduzi-los

Risco operacional: 4 formas ágeis de reduzi-los

Toda empresa está sujeita ao risco operacional. Considerando que um risco representa toda e qualquer possibilidade de perda resultante de falhas, qualquer atividade empresarial está sujeita à isso. No entanto, com algumas medidas é possível reduzir esses riscos. E, então, prevenir a perda.

Dessa forma, preparamos este material que explora os 4 maiores fatores de influência para o risco operacional e as 4 formas mais ágeis de reduzir esses fatores de risco.

Confira e garanta que esses mitigadores de riscos operacionais sejam implementados em sua realidade empresarial:

 

Quais os fatores de influência?

 

Conforme mencionado no começo, o risco representa a possibilidade de perda resultante de falha. A falha pode ser decorrente de 4 grandes fatores de influência, os quais se desdobram em diversos eventos que podem ocasionar perda.

Vamos começar explorando os fatores de influência no risco operacional:

 

Pessoas

 

As pessoas constituem fator de influência no risco em função de eventuais falhas de desempenho, competência e conduta ética.

 

Sistemas

 

Falhas em sistemas constituem perdas decorrentes de problemas na infraestrutura de TI da empresa. Um dos fatores mais comuns a influenciar o risco operacional nas empresas.

 

Processos

 

Os problemas na gestão de crédito são comuns quando se tem falhas nos processos. Isto é, falhas em etapas do processo, definição clara deles internamente, falta de recurso para realizar ações, etc.

O fator dos processos corresponde ao risco em detrimento de falha nos processos internos das operações realizadas pelo negócio.

 

Acontecimentos Externos

 

Relacionam-se com fatores externos à empresa (ambientais, sociais, etc.)

 

4 formas ágeis de reduzir o risco operacional

 

Mesmo que você já conhecesse esses fatores, é fundamental mencioná-los aqui porque são 4 aspectos muito distintos e variáveis. Porém, que podem ser agilmente reduzidos com a simples implementação de medidas em 2 aspectos:

  • Softwares adequados para funcionamento integrado dos processos
  • Estratégia de gestão qualificada constantemente

Confira agora nossa lista com 4 ações para reduzir o risco operacional com base em tudo o que já foi dito até aqui:

 

#1 Automação e softwares adequados

 

É muito comum vermos casos de perdas financeiras consideráveis em função de problemas nos sistemas de tecnologia da informação nos empreendimentos.

Seja por obsolescência ou por uso inadequado, é evidente que esse tipo de falha traz diversas perdas e muitas delas são irreparáveis. Dessa forma, a dica aqui é que os gestores invistam em ferramentas realmente eficazes e adequadas.

Como por exemplo, softwares de gestão e análise de crédito totalmente automatizadas por meio de Inteligência Artificial, como é o caso da Soliduz.

 

#2 Mapeamento de ativos

 

Se a ideia é partir do princípio que o trabalho deve ser feito com informações e dados consistentes, o mapeamento de ativos pode ser uma ótima ação de mitigação de risco operacional.

Por exemplo, mapeando os riscos de ativos estrategicamente, pode-se:

  • Ter mais segurança na tomada de decisões
  • Ter mais transparência sobre as informações
  • Mensurar os riscos com mais assertividade
  • Ter mais controle financeiro

 

#3 Comunicação estratégica e plano de ação

 

Ao considerar o fator “Pessoas”, investir na comunicação estratégica e nos planos de ação eficazes são medidas fundamentais para redução de risco operacional. Nossa recomendação é que, durante a análise de risco operacional, considerem os aspectos:

  • Avaliação que quantifique a exposição ao risco
  • Controle que registre os riscos (tanto os eventos, quanto os limites, indicadores e perdas)
  • Mitigação (ações como as citadas aqui que forem coerentes com os riscos)
  • Monitoramento constante.

 

#4 Gestão da carteira de clientes: qualificar sempre

 

Considerando que os clientes são fator de enorme importância em qualquer organização, no caso da concessão de crédito, temos a gestão totalmente voltada para gerenciamento de carteira.

Por isso, é importante que, para mitigar risco operacional, a empresa dobre a atenção na gestão da carteira de clientes, sempre com foco na qualificação dos negócios de potencial lucro.

Essas são medidas que impactam diretamente na redução da inadimplência. Garanta a segurança do seu negócio com essas ações práticas.

Se quiser conferir mais informações sobre redução de inadimplência e aprovação de crédito, confira nosso Ebook gratuito:

 

→  [Ebook] Como Evitar a Inadimplência e Aprovar Vendas Negadas

Sem comentários

Postar um comentário

Comentário
Nome
Email
Website