Política de cobrança para o combate à inadimplência: um guia de segurança
A segurança e saúde financeira das empresas se relaciona diretamente com seus índices de inadimplência. E muito além do que uma taxa, a inadimplência alta reflete um efeito “em cadeia” de uma série de processos que a companhia precisa otimizar. A política de cobrança é uma delas.
Todas as operações relacionadas ao crédito precisam ser acompanhadas de forma severa, com parâmetros, diretrizes e indicadores coerentes. E quando a situação já se agravou, é fundamental voltar para esses pontos e revalidar cada um deles.
É sobre isso que falaremos abaixo, com técnicas, recomendações e aplicações estratégicas de melhorias na política de cobrança. Veja:
O papel da política de cobrança na gestão de crédito
Como diretriz até mesmo normativa das ações relacionadas a crédito e cobrança, a política de cobrança surge como mecanismo para:
- Construção de manual de cobrança;
- Estratégia de recuperação de crédito e negociação;
- Acompanhamento de comportamento do cliente e antecipação ao risco;
- Redução de risco de inadimplência;
- Redução da inadimplência;
- Planejamento de cobrança.
Dessa forma, temos como principal vantagem da política de cobrança qualificada o afastamento do mau pagador, através de um processo otimizado desde o começo antes da concessão.
Além de garantir o respaldo, recursos e suporte necessários para o combate à inadimplência. Afinal, é possível reduzir esse índice ao máximo, mas não a 0.
Técnicas de segurança para política de cobrança e crédito
Algumas ações podem evitar prejuízos pequenos e grandes, sendo elas ações a serem consideradas nas políticas. Confira algumas delas e garanta a pontualidade do recebimento dos pagamentos e a garantia do fechamento de negócios seguros:
#1 Informações sobre o cliente e análise severa da ficha de crédito
O método usado para coleta e análise das informações do cliente é elementar, sendo o ponto de partida para todas as ações de crédito. A melhor maneira de evitar a inadimplência é garantir a segurança extrema já nessa etapa.
É comum vermos empresas que pecam neste sentido, seja por não usufruir do suporte tecnológico necessário para coleta, ou por não realizar análise correta.
A análise de crédito otimizada com recursos tecnológicos é uma medida que atinge a “raiz” do problema. E a forma como se utiliza as informações do cliente é garantir o sucesso da aplicação das medidas de gestão de crédito e as políticas de cobrança.
Um sistema automático e altamente tecnológico para coleta e análise de dados é capaz de:
- Garantir assertividade na identificação do credit scoring
- Coleta de informações atualizadas
- Coleta de informações avançadas sobre sociedades, empresas antigas, negócios congelados etc.
- Garantir assertividade na matriz de risco, que é o próximo tópico que falaremos.
#2 Matriz e análise de Risco
A análise de risco é outro ponto muito imprescindível na estratégia de crédito e cobrança. Gerenciar o risco em função de critérios como os Cs do crédito, ferramentas de análise em matriz e até mesmo a própria política é o que garante que seus esforços em torno de todas essas ações está sendo bem sucedido.
Além disso, com o controle sistemático de informações e dados de clientes e seus perfis, é possível direcionar a gestão de risco de forma coerente.
→ [BLOG] Análise de risco: 4 ferramentas e técnicas fundamentais
#3 Análise de crédito com Inteligência Artificial
Voltando ao aspecto tecnológico da sua estratégia de política de cobrança e gestão de crédito como um todo, saiba que a inteligência artificial já anda “de mãos dadas” com as instituições financeiras. E também com uma série de empresas.
Esse suporte garante que, por meio de sistemas de dados que se otimizam sozinhos a cada análise, a empresa possa coletar os seguintes dados:
- Validação de Endereço, Foto do local e Contatos
- Referências Comerciais
- Faturamento Médio Presumido
- Ações Judiciais do CNPJ, sócios e parentes
- Parentes até terceiro grau
- Varredura online de sócios e parentes
- Empresas de mesmo segmento com conexões
- Empresas adormecidas
→ [BLOG] Como o Software de análise de crédito prepara sua empresa pra o futuro
#4 Controles de fluxo de caixa
Os controles severos do fluxo de caixa é uma das diretrizes mais indispensáveis de qualquer política de cobrança. Esses controles são medidas de segurança para garantir não só a redução da inadimplência, mas a segurança interna das operações da empresa.
Além de ser a forma mais correta de traçar diagnósticos para corrigir pontos falhos nos processos financeiros, de cobrança e de crédito.
#5 Plano de cobrança e negociação de dívidas
O plano de cobrança é comum entre as empresas. Se ocorre o atraso ou dívida, o plano de cobrança é executado e começam as tentativas extrajudiciais de recuperação.
No entanto, a baixa eficiência desse processo é o que faz com que a inadimplência no Brasil seja tão grande. E, consequentemente, a cobrança passe para o meio judicial.
Nossa recomendação aqui é fazer bom uso de todas as informações da sua política de cobrança, clientes, ex clientes e demais detalhes para construir uma régua de cobrança. Ou, se for o caso, otimizar a que já é usada, pensando na segmentação de cada perfil.
Se não quiser “partir do 0”, baixe nosso modelo gratuito feito com base em testes e garanta a redução do PDD, da inadimplência e aumento radical da performance no prazo médio:
→ [BLOG] Régua de cobrança: como usar a seu favor nos processos de cobrança
#6 Estruturação do manual de cobrança
Para concluir, nossa última recomendação consiste no fechamento e no agrupamento de todos os fatores em um manual de cobrança. O manual deve servir basicamente como diretriz e também cumpre um papel importante na cultura de qualquer empresa.
Ela direciona as condutas da organização com relação a tudo que diz respeito à crédito, cobrança e a gestão de ativos.
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