Política de cobrança para o combate à inadimplência: um guia de segurança

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Política de cobrança para o combate à inadimplência: um guia de segurança

A segurança e saúde financeira das empresas se relaciona diretamente com seus índices de inadimplência. E muito além do que uma taxa, a inadimplência alta reflete um efeito “em cadeia” de uma série de processos que a companhia precisa otimizar. A política de cobrança é uma delas.

Todas as operações relacionadas ao crédito precisam ser acompanhadas de forma severa, com parâmetros, diretrizes e indicadores coerentes. E quando a situação já se agravou, é fundamental voltar para esses pontos e revalidar cada um deles.

 

É sobre isso que falaremos abaixo, com técnicas, recomendações e aplicações estratégicas de melhorias na política de cobrança. Veja:

 

O papel da política de cobrança na gestão de crédito

 

Como diretriz até mesmo normativa das ações relacionadas a crédito e cobrança, a política de cobrança surge como mecanismo para:

  • Construção de manual de cobrança;
  • Estratégia de recuperação de crédito e negociação;
  • Acompanhamento de comportamento do cliente e antecipação ao risco;
  • Redução de risco de inadimplência;
  • Redução da inadimplência;
  • Planejamento de cobrança.

Dessa forma, temos como principal vantagem da política de cobrança qualificada o afastamento do mau pagador, através de um processo otimizado desde o começo antes da concessão.

Além de garantir o respaldo, recursos e suporte necessários para o combate à inadimplência. Afinal, é possível reduzir esse índice ao máximo, mas não a 0.

 

Técnicas de segurança para política de cobrança e crédito

 

Algumas ações podem evitar prejuízos pequenos e grandes, sendo elas ações a serem consideradas nas políticas. Confira algumas delas e garanta a pontualidade do recebimento dos pagamentos e a garantia do fechamento de negócios seguros:

 

#1 Informações sobre o cliente e análise severa da ficha de crédito

 

O método usado para coleta e análise das informações do cliente é elementar, sendo o ponto de partida para todas as ações de crédito. A melhor maneira de evitar a inadimplência é garantir a segurança extrema já nessa etapa.

É comum vermos empresas que pecam neste sentido, seja por não usufruir do suporte tecnológico necessário para coleta, ou por não realizar análise correta.

A análise de crédito otimizada com recursos tecnológicos é uma medida que atinge a “raiz” do problema. E a forma como se utiliza as informações do cliente é garantir o sucesso da aplicação das medidas de gestão de crédito e as políticas de cobrança.

Um sistema automático e altamente tecnológico para coleta e análise de dados é capaz de:

  • Garantir assertividade na identificação do credit scoring
  • Coleta de informações atualizadas
  • Coleta de informações avançadas sobre sociedades, empresas antigas, negócios congelados etc.
  • Garantir assertividade na matriz de risco, que é o próximo tópico que falaremos.

 

#2 Matriz e análise de Risco

 

A análise de risco é outro ponto muito imprescindível na estratégia de crédito e cobrança. Gerenciar o risco em função de critérios como os Cs do crédito, ferramentas de análise em matriz e até mesmo a própria política é o que garante que seus esforços em torno de todas essas ações está sendo bem sucedido.

Além disso, com o controle sistemático de informações e dados de clientes e seus perfis, é possível direcionar a gestão de risco de forma coerente.

→ [BLOG] Análise de risco: 4 ferramentas e técnicas fundamentais

 

#3 Análise de crédito com Inteligência Artificial

 

Voltando ao aspecto tecnológico da sua estratégia de política de cobrança e gestão de crédito como um todo, saiba que a inteligência artificial já anda “de mãos dadas” com as instituições financeiras. E também com uma série de empresas.

 

Esse suporte garante que, por meio de sistemas de dados que se otimizam sozinhos a cada análise, a empresa possa coletar os seguintes dados:

 

  • Validação de Endereço, Foto do local e Contatos
  • Referências Comerciais
  • Faturamento Médio Presumido
  • Ações Judiciais do CNPJ, sócios e parentes
  • Parentes até terceiro grau
  • Varredura online de sócios e parentes
  • Empresas de mesmo segmento com conexões
  • Empresas adormecidas

→ [BLOG] Como o Software de análise de crédito prepara sua empresa pra o futuro

 

#4 Controles de fluxo de caixa

 

Os controles severos do fluxo de caixa é uma das diretrizes mais indispensáveis de qualquer política de cobrança. Esses controles são medidas de segurança para garantir não só a redução da inadimplência, mas a segurança interna das operações da empresa.

Além de ser a forma mais correta de traçar diagnósticos para corrigir pontos falhos nos processos financeiros, de cobrança e de crédito.

 

#5 Plano de cobrança e negociação de dívidas

 

O plano de cobrança é comum entre as empresas. Se ocorre o atraso ou dívida, o plano de cobrança é executado e começam as tentativas extrajudiciais de recuperação.

No entanto, a baixa eficiência desse processo é o que faz com que a inadimplência no Brasil seja tão grande. E, consequentemente, a cobrança passe para o meio judicial.

Nossa recomendação aqui é fazer bom uso de todas as informações da sua política de cobrança, clientes, ex clientes e demais detalhes para construir uma régua de cobrança. Ou, se for o caso, otimizar a que já é usada, pensando na segmentação de cada perfil.

Se não quiser “partir do 0”, baixe nosso modelo gratuito feito com base em testes e garanta a redução do PDD, da inadimplência e aumento radical da performance no prazo médio:

→ [BLOG] Régua de cobrança: como usar a seu favor nos processos de cobrança

 

#6 Estruturação do manual de cobrança

 

Para concluir, nossa última recomendação consiste no fechamento e no agrupamento de todos os fatores em um manual de cobrança. O manual deve servir basicamente como diretriz e também cumpre um papel importante na cultura de qualquer empresa.

Ela direciona as condutas da organização com relação a tudo que diz respeito à crédito, cobrança e a gestão de ativos.

Você pode concluir sua leitura baixando nosso Ebook gratuito com modelo de Manual de cobrança:

 

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