O que é o Pix e como a Soliduz está preparada para essa novidade?
Você já deve ter ouvido falar no Pix, certo?
O pagamento instantâneo (Pix) está chegando! A novidade que já é utilizada em países como China e Austrália, vai chegar ao Brasil em novembro de 2020. Com a chegada do Pix, os serviços de transferência bancária como DOC e TED sofrerão impacto significativo devido a eficácia do novo meio de pagamento.
Esse modelo está relacionado com a revolução tecnológica em curso, que possibilita a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio. Além disso, percebe-se um grande potencial de redução do custo social, com a diminuição do dinheiro em espécie.
Mas afinal, o que é o Pix?
O Pix é o mais novo meio de pagamento instantâneo que promete revolucionar a maneira como fazemos transações financeiras. O que vai permitir a transferência de valores em tempo real, entre pessoas físicas, empresas e órgãos públicos e estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Quais as vantagens do Pix?
Rapidez
Com o Pix você não precisa mais esperar pelos dias úteis para fazer a transação, não depende de expediente bancário nem de equipamentos como caixas eletrônicos. Uma transação pode ser feita em poucos segundos e estará disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana incluindo finais de semana e feriados, o que garante maior agilidade nas transações.
Facilidade de uso
Simples e flexível, é o que promete a plataforma que vai ampliar o mercado para um grande número de usuários. A simplicidade em sua utilização, permite que você não necessite inserir todos os dados do recebedor como: CPF/CNPJ, número do banco, agência e tipo de conta.
Para fazer um pagamento o usuário pode simplesmente inserir uma chave de endereçamento, um identificador que pode ser um e-mail, número de celular ou um documento (CPF/CNPJ).
QR Code – Recebedor / Pagador
O QR Code permite a identificação tanto do recebedor quanto do pagador. Quem recebe a cobrança deve gerar um QR Code, que irá reconhecer a transação. Ao fazer a leitura, resta ao usuário conferir os dados e confirmar o pagamento.
Da mesma forma, quem paga também pode indicar os dados de pagamento para gerar um QR Code e apresentar ao recebedor que irá confirmar e efetuar o recebimento. O código pode ser gerado offline.
Economia
A economia do Pix se traduz em tempo e custo. Sua estrutura dispõe de baixo custo de implementação e facilidade no uso. A redução do dinheiro em espécie em circulação também sofrerá grande impacto e resultará em economia aos cofres públicos, uma vez que a impressão de cédulas para reposição será reduzida.
Segurança
Além de economia, a estrutura proverá também mais segurança ao dinheiro do usuário que não será exposto a roubos ou perda. É simples e rápido, e também é superseguro. Todas as transações são processadas pelo Bacen e protegidas por segurança bancária.
Para o comercio virtual, o risco das operações será bastante reduzido. É mais uma arma no combate a fraudes.
Função Saque Disponível
Segundo o Banco Central, a função para sacar dinheiro em espécie nos comércios estará disponível no primeiro semestre de 2021. A opção permitirá que o usuário vá em um caixa de supermercado e informe o saque de, por exemplo, R$ 200 no Pix. O atendente escolhe a opção maquininha de cartão, que exibirá um QR Code. O usuário faz a leitura do código e confirma o pagamento de R$ 200 mais o valor da tarifa, depois de confirmado, o atendente recolhe o dinheiro em espécie e entrega ao usuário.
E a Soliduz, está pronta para o Pix?
Nosso sistema de pagamentos online já está habilitado para receber o Pix. Já efetuamos os nossos cadastros nas instituições financeiras para iniciarmos de imediato, após a liberação do Banco do Central.
Acreditamos que para o nosso mercado de recuperação de ativos, a nova plataforma irá facilitar e trazer mais rapidez ao processo de pagamento. É mais eficiência e resultado para os nossos clientes e parceiros.