Medidas fundamentais para reduzir os impactos da pandemia em sua empresa
As projeções da economia brasileira que já não eram animadoras para o ano de 2020, passaram a ficar piores com a chegada da pandemia do novo coronavírus. Economistas preveem uma retração de 0,48% para esse ano.
Para 2021, no entanto, a projeção que era de um crescimento de 2,5% no fim de fevereiro, foi mantida neste patamar.
Em um cenário de alta volatilidade, onde nem mesmo os especialistas sabem com precisão quais decisões tomar, torna-se muito difícil refazer todo o planejamento financeiro e saber quais serão os próximos passos.
No entanto, algumas medidas podem ser tomadas no sentido de minimizar o impacto que sua organização poderá sofrer na medida em que a economia do país se recupera da crise.
Entre essas medidas estão:
Avaliação dos custos operacionais
É fundamental que a organização conheça profundamente os custos operacionais e seja capaz de avaliar quais são aqueles imprescindíveis para manter o negócio operando. Em um contexto de queda do faturamento, os responsáveis precisam priorizar aqueles custos que são realmente fundamentais e cortar ou reduzir os demais.
Negocie com seus clientes
Com todos os setores da economia sofrendo durante a crise, torna-se fundamental dar atenção especial a cada caso e procurar entender qual a melhor alternativa. Deve-se manter as ações de cobrança durante esse período, registrando todo o histórico de negociações e sempre mantendo a comunicação com o cliente em busca de soluções viáveis.
Com análise de cada caso, torna-se muito mais fácil conceder descontos em juros e multas flexibilizando pagamentos em atraso para clientes que tem bom histórico de pagamento e relacionamento com a sua empresa.
Evite o protesto
Em momentos de crise como esse, devemos adiar as negativações e protestos. Essas medidas apenas irão elevar os custos da sua empresa e não são eficazes para o momento que estamos atravessando. Deixe a negativação e o protesto para outro momento, quando a situação estiver devidamente controlada.
Conte com parcerias estratégicas de cobrança
Lidar com a carta de inadimplentes pode ser desafiador para qualquer tipo de gestão. A recuperação se torna um dos grandes focos, visto que manter o equilíbrio financeiro é absolutamente elementar em tempos de instabilidade econômica.
Sua empresa certamente precisará de pessoas e processos adequados para colocar em dia o setor financeiro. Torna-se fundamental nesse momento contar com empresas que possam auxiliar sua organização com ferramentas tecnológicas, processos e pessoas capacitadas para atuar como uma extensão do contas a receber da empresa.
É importante que essa parceria seja a CUSTO ZERO para sua empresa. Essa medida certamente fará com que a organização ganhe agilidade na recuperação de ativos sem a necessidade de onerar ainda mais o caixa.
Avalie todas as possibilidades para minimizar os impactos financeiros em sua empresa, se precisar de ajuda, conte com a gente!
Clique no banner acima e baixe nosso material gratuitamente!
→ Saiba MAIS – CLIQUE Aqui e entenda como podemos ajudar sua empresa.