Indicadores de inadimplência: otimize a gestão de crédito com essas medidas
Medir todas as ações relacionadas a crédito e cobrança por meio de indicadores de inadimplência é imprescindível para a melhoria contínua de qualquer empresa. Essa é a forma mais assertiva de identificar problemas e desenvolver estratégias de solução.
Essas estratégias são fundamentais também para a definição de metas, objetivos e planos de ação. Medindo e analisando resultados, as empresas podem avançar de forma muito mais rápida em qualquer estratégia. Especialmente na redução da inadimplência.
Pensando nisso, falaremos sobre alguns dos indicadores de inadimplência, a importância de cada um e como usar essas métricas a favor da gestão de crédito. Confira:
Os indicadores de inadimplência “básicos”
Optamos por apresentar indicadores gerais e não complexos a fim de viabilizar a aplicação do cálculo deles em qualquer tipo de empresa. São eles:
- Índice de Atraso Geral
Esse índice considera todos os títulos vencidos a partir do primeiro dia de atraso no pagamento. Ou seja, esse é um indicador que aponta a efetividade da política de crédito. Visto que evidencia os resultados da concessão de crédito sob o aspecto da inadimplência.
- Índice de Atraso Parcial
O atraso parcial é o indicador que aponta a soma dos títulos vencidos a mais de 30 dias. Levando em conta também as cobranças feitas e as que foram para cobrança judicial.
Por isso, esse indicador de inadimplência é importante para analisar a efetividade das estratégias de cobrança. Ao passo que mensura os títulos que ainda estão em aberto depois das primeiras ações de negociação e cobrança.
- Índice de Contencioso
O índice de contencioso representa os títulos em cobrança judicial, apontando o fracasso das ações de cobrança e recuperação de crédito. Ou seja, representa a parte de “contas a receber” cuja expectativa da recuperação é baixa.
- Prazo Médio de Faturamento
O prazo médio de faturamento representa o tempo médio que os pagamentos demoram para acontecer. Este é um indicador muito importante, porque aponta o risco de crédito.
Leia Mais: Régua de Cobrança – como usar a seu favor nos processos de cobrança
Como analisar os indicadores de inadimplência de forma eficaz
Os índices refletem o que você já nota dentro da empresa. Por isso, é importante avaliar e acompanhar a evolução dos indicadores com o passar do tempo. É fundamental traçar rotas de correção e melhoria conforme os resultados dos indicadores.
Deve-se olhar os índices sempre com foco na carteira de contas a receber, como falamos no índice contencioso. Com isso, pode-se criar um padrão de análise em cada caso, considerando os vencidos há mais de 90 dias e segmentando a carteira de forma estratégica.
A aplicação de uma estratégia de monitoramento que considera indicadores de inadimplência como os apresentados aqui pode ser muito mais simples quando se tem também uma régua de cobrança verdadeiramente eficiente.
Com a régua, pode-se traçar os parâmetros de análise, comparativos ou não, de forma alinhada com a régua e as ações de cobrança.
A equipe Soliduz se engajou em pesquisas para formular a régua de cobrança personalizada e você pode fazer o download dela gratuitamente. Otimize sua estratégia com essa ferramenta: