Gestão de risco: os maiores desafios e como lidar com eles
Garantir que a gestão de risco de crédito da sua empresa seja totalmente eficiente é fundamental para que o fluxo de caixa, capital de giro e finanças em geral não sejam afetados negativamente.
Mesmo que a concessão de crédito seja uma atividade muito proveitosa para as instituições, é preciso garantir a segurança e agilidade dos processos para que não aconteça o oposto do esperado.
Alguns desafios são comuns à qualquer empresa que conceda crédito, independentemente do nicho. Por isso, vamos falar um pouco deles e sobre como lidar com eles de forma que seja possível manter o equilíbrio financeiro. Mesmo frente à instabilidades.
Qual o real objetivo da gestão de risco?
Antes de qualquer coisa, é importante explorar melhor a ideia de gestão de risco. Essa é uma frente da administração que procura preparar a empresa para o futuro.
Considerando o gerenciamento qualificado das possibilidades e riscos, é possível ter garantias caso aconteçam imprevistos. Como casos de inadimplência totalmente “inesperados”, por exemplo.
Dessa forma, o real objetivo da gestão de risco de crédito é garantir que a saúde financeira da instituição não se abale radicalmente em casos de o risco se tornar realidade. Visto que o gerenciamento garantirá medidas preventivas para esses casos.
Os maiores desafios da gestão de risco de crédito e como lidar com eles:
Você deve saber que essa não é uma tarefa fácil. Especialmente nos casos em que as transações diárias são inúmeras na empresa. Além disso, a ausência de otimizações simples nos sistemas e processos relacionados ao crédito é muito comum nos negócios.
E, infelizmente, causam consequências realmente caras e difíceis de reverter depois. Entenda:
#1 Demora e atraso na aprovação de crédito
A burocratização de todo o processo em nome da segurança financeira pode causar demoras e atrasos na aprovação de crédito. E isso não é algo positivo, visto que pode aumentar seus custos e também agravar problemas de desorganização.
A demora e os atrasos podem acontecer por diversos motivos. E o desalinhamento entre o comercial x crédito pode ser o principal motivo.
Em outro texto, exploramos em detalhes as recomendações específicas para garantir agilidade na aprovação de crédito, sem perder a segurança:
→ Aprovação de crédito: como garantir um processo rápido e seguro
#2 Desorganização e difícil acesso aos dados
É fundamental para que as informações e dados estejam integrados em um mesmo lugar. De forma que seja acessível para todos os envolvidos no processo de aprovação de crédito.
Caso contrário, tem-se problemas no tempo e na segurança da concessão.
#3 Inadimplência: a maior ameaça
Reduzir a inadimplência é uma batalha para qualquer empresa que concede crédito. O cenário econômico brasileiro não atua a favor das empresas e nem dos clientes. Dessa forma, temos altos índices de inadimplência nos mais diversos nichos.
Nesse contexto, você, gestor de crédito, deve estar sempre empenhado em implementar e reavaliar suas medidas contra a inadimplência. Garantir um processo de aprovação de crédito rápido, organizado e seguro é uma delas.
#4 Relatórios confusos e/ou não integrados
Assim como as informações coletadas na análise e ao longo de todas as etapas da concessão de crédito, os relatórios gerados precisam ser organizados e integrados, de forma acessível.
E para garantir isso, sua empresa precisa contar com o apoio de um software para auxiliar na gestão de risco como um todo.
Qual a solução para esses desafios?
Se você está buscando formas de qualificar sua gestão de risco de crédito, saiba que garantir que esses desafios não sejam um problema em sua empresa é o primeiro passo.
De maneira geral, implementar um software de análise de crédito otimizado o suficiente para garantir a organização e validação dos dados surge como a maior solução para esses desafios.
A tecnologia é aprimorada diariamente. E deixar de contar com os benefícios disso é um erro que você não deve cometer. Por isso, te convido a conhecer uma solução interessante… O sistema de análise de crédito com inteligência artificial.
Com ele, as informações coletadas são amplamente exploradas por meio de big data. Os relatórios tem visão analítica e parecer técnico. Bem como os dados são registrados de forma integrada e organizada.
Para concluir, convidamos você a conhecer nosso material exclusivo e gratuito sobre Redução de Inadimplência:
Saiba mais → [Ebook] Como Evitar a Inadimplência e Aprovar Vendas Negadas