Entenda a importância da gestão de risco nas empresas

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Entenda a importância da gestão de risco nas empresas

A sensação de receio, desconforto e ansiedade se torna uma realidade tremendamente incômoda quando não se sabe com precisão e profundidade com quem você está negociando. E a tendência é que você continue se sentindo assim, do começo ao fim do processo, se não tiver uma gestão de risco do crédito baseada em informações relevantes.

 

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Qual a importância da gestão de risco?

 

Um dos grandes objetivos da gestão é garantir a redução e proteção do risco de crédito. Assim, a tendência é que as oportunidades de negócio se tornem mais proveitosas, transparentes e, principalmente, seguras. Uma das grandes dificuldades do gestor de crédito é negar o Crédito bom, por experiências ruins do passado. O que lhe torna uma pessoa tendenciosa a NÃO VENDER. Assim, impactando diretamente no Resultado da empresa.

 

Deixar essa questão imensamente importante de lado pode trazer ao negócio consequências irreversíveis. Por exemplo, falência, dívidas, golpes e o mais perigoso PERDA DE FATURAMENTO.

 

Entendemos que a concessão de crédito pode ser fundamental para atrair e fidelizar clientes para as empresas. Ou seja, é definitivamente preciso garantir que sua gestão esteja antecipada aos riscos e oportunidades. Assim, será possível desfrutar das grandes vantagens de conceder crédito.

 

Por que pode ser tão desafiador?

 

O processo pode ser desafiador por diversas razões. Desde a adequação da estratégia de gestão de risco de crédito ao contexto da empresa, até a dificuldade de criar a cultura de gestão de risco por parte dos times. Continue lendo para entender melhor:

 

A implementação da cultura da gestão do risco consiste na colaboração e participação das demais partes da empresa que integram um processo de análise de crédito. Uma delas é mais evidente em todas empresas: o Setor Comercial. Este pode ser tendencioso sobre a concessão de crédito. Podendo até distorcer as informações do cliente.

 

É extremamente fundamental que a empresa invista muito além do que apenas na cultura, mas que também utilize todas as TECNOLOGIAS para captar informações fidedignas. E, assim, ter uma visão real do Risco/Oportunidade de cada Crédito.

 

Nesse cenário de investir em tecnologia, vem uma outra grande barreira, que é “Orçamento”, pois tecnologias e informações reais são caras. Porém, o que todo gestor tem que avaliar é quanto CUSTA um Golpe / Inadimplência para sua empresa. Isso pode ser facilmente medido pelas Perdas e Danos. Assim, você verá que investir nesses fatores pode economizar TEMPO e DINHEIRO.

 

“Já utilizo ferramentas de análise de risco e está tudo certo…” Será mesmo?

 

O Grande questionamento que todo Gestor de Crédito deve se fazer é “Quanto o meu processo de concessão de crédito evoluiu nos últimos 5 anos?”.

Muitos gestores podem sofrer com o desafio de automatizar e qualificar a captação e análise de informações dos clientes. Usando sistemas ultrapassados, que promovem dificuldade de acesso e que apresentam informações limitadas, que irá distorcer totalmente sua visão de Risco sobre o Crédito analisado.

 

Daí a importância de qualificar ao extremo a gestão e, especialmente, o sistema de análise de crédito.

Olhando para mercado financeiro no últimos 10 anos, utilizamos as mesmas ferramentas (SERASA/SPC/Boa vista). E olhando para indicadores de inadimplência no Brasil esse índice só cresce desde 2014. Ou seja, “fazemos a mesmas coisas e esperamos um resultado diferente.”

 

Os Gestores que estão buscando inovar no segmento de crédito estão se destacando e são cada vez mais concorridos pelas grandes corporações, pois conseguem melhor o índice de adimplência, mitigar golpes e maximizar Vendas.

 

Como a gestão de risco de crédito impacta diretamente nos resultados?

 

A Gestão de Risco de crédito tem influência direto no Resultado das empresas. Muitas organizações se vangloriam por ter um índice de inadimplência relativamente baixo, se comparado ao mercado, mas deixam de focar nas boas vendas que deixaram de realizar por ter um política totalmente conservadora. E também por utilizar ferramentas Tradicionais de consultas para levantamento das informações dos clientes.

O gestor deve entender bem a estratégia da sua empresa. Tanto quanto deve conhecer bem o posicionamento do risco de crédito, mas cabe ao Gestor de crédito classificar de maneira correta o risco/oportunidade de cada crédito e avaliar quais ferramentas utilizar. Seja ela automatização, ferramenta de consulta de crédito até a sua estrutura de credit score.

 

Dessa forma, você, Gestor de Crédito, pode definir o destino da sua Empresa, com uma simples mudança. (Lembrando que com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades.)  

 

Conclusão…

 

Depois dessa leitura, cabe a você se questionar: quanto vale para você ter a tranquilidade de saber que está concedendo crédito sem a insegurança de não saber de fato o que pode acontecer no futuro?

Se isso vale muito para você e sua empresa, então saiba que é preciso otimizar, lapidar, qualificar e redirecionar a estratégia de gestão de risco de crédito constantemente.

E que para isso, diversas ferramentas, softwares e sistemas de inteligência artificial já estão disponíveis para que você possa garantir os resultados que almeja com sua gestão de risco.

 

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