Como reduzir a inadimplência com 8 medidas práticas

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Como reduzir a inadimplência com 8 medidas práticas

A inadimplência é um problema comum à diversas empresas. Com cerca de 61,7 milhões de inadimplentes no Brasil (de acordo com o SPC) é comum que os empresários voltem seus esforços para reduzir a inadimplência que alcança números cada vez maiores.

Algumas medidas são fundamentais para que você não acabe na desagradável situação de ter de contar com um dinheiro que você não sabe se e nem quando vai chegar.

 

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Decidimos falar um pouco sobre elas neste artigo. Reunimos aqui 8 medidas práticas para reduzir a inadimplência em sua empresa, confira:

 

Como reduzir a inadimplência: 8 medidas práticas

 

Essas são medidas preventivas que garantem a você menos estresse no futuro. É claro que é praticamente impossível ter uma taxa nula de inadimplência. Mas você pode trabalhar para reduzi-la ao máximo com essas medidas práticas. Começando pela régua de cobrança:

 

#1 Tenha uma régua de cobrança efetiva

 

A régua de cobrança é uma das medidas mais eficazes para reduzir a inadimplência. Com ela, você pode mapear todos os processos que serão realizados na cobrança dos clientes.

Quanto mais efetiva for sua régua, melhores serão seus resultados com ela. Se quiser conferir como fazer uma régua de cobrança efetiva, confira nosso material gratuito que te explicará:

 

#2 Tenha controles eficazes dos devedores

 

Antecipar-se à inadimplência por meio de medidas como um manual de cobrança garante que qualquer empresa consiga assegurar os ressarcimentos.

Por isso, é fundamental que se tenha uma política de negociação bem definida e sistematizada. Com isso, é possível aumentar consideravelmente as taxas de retorno de crédito. Podendo também auxiliar o cliente na escolha da melhor alternativa.

Dessa forma, sua política de negociação deve ser flexível e pautada no diálogo. Abordagens assim tem mais chances de dar certo, porque, afinal, ninguém quer se sentir constrangido.

 

#3 Análise de crédito otimizada, eficaz e assertiva

 

Também é muito fundamental que sua empresa conte com uma análise de crédito otimizada, eficaz e assertiva. Só assim você terá segurança e garantia na hora de fechar qualquer negócio. O que é uma boa forma de reduzir a inadimplência.

Avalie sua análise e considere utilizar um sistema que seja funcional, moderno, abrangente e altamente assertivo.

Sabemos que, hoje em dia, é preciso (e possível) ter muitas informações sobre o cliente além das oferecidas pelas ferramentas tradicionais do mercado.

Por isso, é imprescindível que sua empresa conte com um suporte sob medida, personalizado e que realmente garanta a segurança na tomada de decisão relacionada a crédito.

O sistema de análise de crédito com inteligência artificial é a novidade no mercado, que promove análise técnica, informações atualizadas e, consequentemente, resultados precisos.

 

As informações recolhidas:

 

  • Validação de Endereço, Foto do local e Contatos
  • Referências Comerciais
  • Faturamento Médio Presumido
  • Ações Judiciais do CNPJ, sócios e parentes
  • Parentes até terceiro grau
  • Varredura online de sócios  e parentes
  • Empresas de mesmo segmento com conexões
  • Empresas adormecidas
  •  

Com isso, tem-se um relatório preciso que garante a mitigação de riscos e golpes. E, especialmente, é uma ferramenta fundamental para reduzir inadimplência.

Saiba mais sobre como reduzir inadimplência → [Ebook] Como Evitar a Inadimplência e Aprovar Vendas Negadas

 

#4 Automatize processos

 

Seus esforços na análise serão em vão se seus controles não forem automatizados. Isso pode te causar muitos atrasos e nós garantimos que automatizar os processos é a melhor medida que você pode tomar. Isso garantirá mais agilidade para suas operações em todos os aspectos!

Em meio a uma economia instável, garantir que sua estratégia para reduzir a inadimplência seja eficaz é fundamental para que você não sofra com tantos impactos em seu caixa.

 

#5 Tenha o histórico dos clientes

 

Que é preciso ter as informações básicas do cliente, recolhidas na análise, já sabemos. Mas, indo além disso, você deve manter registros de histórico dos seus clientes. Desde históricos de compras, até pagamentos.

Com esse tipo de informação, além de qualificar suas vendas, também é possível aumentá-las estrategicamente com benefícios a bons pagadores, por exemplo.

 

#6 Cobrança: qual a hora certa de contratar uma empresa terceirizada?

 

Mesmo que suas ações para reduzir a inadimplência sejam muito eficazes e assertivas, é impossível garantir que não aconteçam atrasos ou dívidas.

Além disso, mesmo que estejamos falando sobre dicas para reduzir a inadimplência, em alguns casos as dificuldades são maiores para recuperar o crédito. E, às vezes, a contratação de uma empresa de cobrança é necessária. Mas quando identificar essa necessidade?

Bom, se você possui um alto índice de inadimplência e/ou casos com valor muito alto, pode ser o momento. A empresa terá mais domínio técnico e ferramentas, podendo garantir um melhor resultado no menor tempo.

Elencamos alguns aspectos importantes para sua tomada de decisão, sobre quando encaminhar o cliente para uma empresa de cobrança:

  • Qual o prazo de atraso máximo tolerado;
  • Qual será o tipo de abordagem;
  • Quais serão as penalidades aplicadas;
  • Quais os critérios para renegociação de crédito;
  • Critérios para divisão em grupos de inadimplentes.

Sobre o último item, dividir os inadimplentes em grupos categorizados é também importante. Isso porque são diversos os motivos para a inadimplência. Portanto, abordagens e ações diferentes podem ser mais eficazes em cada caso.

 

#7 Conte com um sistema de gestão

 

Para que tudo isso funcione de forma eficiente, flexível e bem direcionada, um bom sistema de gestão pode te garantir organização e sucesso no objetivo de reduzir a inadimplência.

Os softwares para gestão de crédito podem te ajudar a reunir no mesmo lugar, de forma organizada e categorizada, todas as informações. Além de manter um registro constante das ações, facilitando análises.

 

#8 Crie um bom relacionamento com clientes

 

Além de atrair clientes qualificados, sua estratégia na concessão de crédito e na cobrança  também deve ajudar na fidelização deles. E, para isso, manter um bom relacionamento com os clientes mesmo quando inadimplência é muito importante e faz toda a diferença.

A construção desse relacionamento influencia diretamente nas vendas futuras e também nos eventuais casos de cobrança. Isso é ir além de recuperar somente o crédito, e sim resgatar o cliente.

 

Conclusão…

 

Medidas prévias de segurança e controle qualificado são as maiores garantias para que você consiga reduzir a inadimplência. E, dessa forma, tornar sua empresa financeiramente saudável.

São medidas práticas que garantem resultados expressivos, ou seja, vale a pena investir nelas e acompanhar os avanços.

Conheça ainda mais medidas de combate e prevenção à inadimplência baixando nosso Ebook gratuito:

 

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