Cobrança virtual: como se adaptar a essa abordagem e ter resultados com ela?
Mesmo que muitos gestores e diretores ainda questionem a eficiência da cobrança virtual, a aceitação já é grande pela maioria das empresas brasileiras: de acordo com o Diário Comércio Indústria (DCI), cerca de 59% dos negócios já contam com o suporte dessa medida de cobrança.
Além disso, dentre as empresas já adeptas da prática, 67% relataram melhora considerável na recuperação de crédito. Mas por que isso acontece? Como se adaptar com essa prática para garantir abordagens adequadas?
É preciso também garantir a segurança da sua estratégia com a cobrança virtual. Não só a fim de garantir resultados, mas também a fim de garantir que suas ações não sejam prejudiciais para o relacionamento com a carteira de clientes.
Pensando nisso, desenvolvemos este material explorando cada um desses tópicos. Confira:
Como se adaptar à implementação desse tipo de abordagem?
A cobrança virtual vem desde a automação de mensagens com bots, até abordagens específicas no meio digital para cada etapa da régua de cobrança e para cada perfil de inadimplente.
E embora essa tecnologia tenha oferecido soluções inovadores, a adaptação inadequada da implementação da cobrança virtual como ferramenta pode causar um gargalo que só eleva os custos.
É preciso pensar nesta adaptação e também na forma como se pretende otimizar os pontos de atendimento virtual. Isto é, traçar, como um todo, a estratégia que será aplicada com o uso desse mecanismo.
E, muito além disso, é preciso pensar também na adaptação do uso da ferramenta no fluxo de trabalho do setor de cobrança. Essa implementação traz alterações no clima organizacional e os gestores precisam garantir a integração de tudo.
→ 4 Técnicas de cobrança digital: uma estratégia de sucesso na recuperação de crédito
Quais as vantagens de investir em cobrança virtual?
Agora que levantamos os pontos a se considerar para garantir que o uso da cobrança virtual seja eficaz e assertivo, vamos explorar as reais vantagens de seu uso. Veja:
- Redução de custos em operações de cobrança e cobrança preventiva;
- Aceleração das operações por meio de ações automáticas;
- Redução de atrasos em função da automação de lembretes pré e pós vencimento
- Direcionamento de próximas ações;
- Possibilidade de direcionar operadores e colaboradores para outras ações mais específicas;
- Possibilita o contato em canais múltiplos.
Qual sua eficiência em comparação aos outros canais de cobrança?
Por fim, um panorama comparativo da cobrança virtual em relação a outros canais de cobrança.
A negociação pode se tornar ainda mais efetiva com o uso dessa ferramenta. Isso porque, se após as ações virtuais automatizadas o cliente continuar inadimplente, tem-se a possibilidade de direcionar as próximas medidas.
Isso porque os sistemas para cobrança virtual promovem aos gestores mais assertividade na coleta e uso de dados acerca da carteira de clientes.
De maneira geral, adaptar-se a essa opção completamente prática é ideal para empresas dos mais diversos segmentos. Garantir operações mais rápidas, baratas e assertivas é um benefício difícil de ser ignorado.
Saiba mais sobre cobrança baixando nosso material gratuito, os 4 modelos de carta de cobrança. Este material de estudo pode ser distribuído entre operadores e estudado por gestores para adaptação e inclusão na régua de cobrança. Não perca!