Roteiro de ações para Cobrança extrajudicial em 5 etapas fundamentais

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Roteiro de ações para Cobrança extrajudicial em 5 etapas fundamentais

Diversas são as alternativas que uma empresa pode tomar para realizar cobrança de dívida ativa. A melhor escolha é sempre a que é direcionada para os objetivos e necessidades financeiras da empresa.

De maneira geral, alguns aspectos são comuns a qualquer cobrança extrajudicial. São deles que falaremos abaixo, formando um passo a passo de 5 etapas para estruturar qualquer roteiro de ações para esse tipo de cobrança.

 

Como funciona a cobrança extrajudicial?

 

Toda ação feita fora do meio judicial para recuperar crédito é extrajudicial. Costuma ser feita antes da dívida ultrapassar prazos da régua de cobrança da empresa. E, em suma, custa mais barato do que a cobrança judicial.

Consiste em uma série de ações feitas internamente ou de forma terceirizada nas empresas, com foco em recuperar crédito e reduzir a inadimplência sem levar a negociação para o âmbito jurídico.

 

Em quais ocasiões é indicada?

 

Depende muito de como foi esquematizada a régua de cobrança e os controles de gestão financeira da organização. No entanto, é comum que seja aplicada em situações como:

  • Dívida ativa de valor não tão elevado
  • Dívida ativa correndo até 30 dias
  • Dívidas recorrentes, porém quase sempre quitadas
  • Entre outros.

 

Roteiro de ações para cobrança extrajudicial: 5 etapas

 

Vejamos agora 5 etapas para estruturar um roteiro de ações de cobrança extrajudicial, que desenvolvemos com base no Manual de ações de cobrança de sucesso.

 

#1 Planejamento: políticas de crédito e régua de cobrança

 

Para definir e sistematizar as ações, deve-se partir de um planejamento que determina: políticas de crédito e régua de cobrança.

As políticas costumam ser baseadas em conceitos de administração e finanças, como os 5’Cs do Crédito e outras premissas relacionadas a concessão de crédito. A ideia é ter um “guia” para ações a se tomar em cada tipo de situação, em cada tipo de momento da dívida ou da negociação.

As diretrizes da política de crédito devem garantir a redução do risco de inadimplência. Enquanto as da política de cobrança devem determinar ações efetivas para a recuperação nesses casos. Cabe à gestão analisar o contexto e adaptar o que temos como moldes tradicionais para a realidade em que atua.

 

Régua de cobrança

 

Com base nas políticas, fica mais fácil direcionar o que fazer em cada momento da régua. Entendendo os perfis de cliente e a melhor forma de estar em contato com eles.

→ [BLOG] Régua de cobrança: como usar a seu favor nos processos de cobrança

 

#2 Estratégia e canais de abordagem: digital, carta e telefone

 

É aqui que se mede o aproveitamento da possibilidade que se tem de se valer das informações sobre os seus clientes para ter sucesso na gestão.

O tipo de abordagem para cada tipo de perfil em cada tipo de plataforma de comunicação deve ser bem planejado. Caso contrário, fica difícil manter qualquer vínculo de confiança na

negociação da cobrança extrajudicial.

Desde o digital, com ações por e-mail, mensagem e redes sociais, até a carta e a tradicional abordagem por telefone: toda etapa é válida dependendo do momento.

Recomendamos as seguintes ações pelos seguintes canais:

→ E-mail: indicado para ação preventiva pré vencimento, para notificação de devedores e notificação de negativação.
→Telefone: indicado para ações de agenda ativa,
Outros canais digitais: podem ser explorados para notificação de devedores, ações de cobrança no começo da régua e para ações de agenda ativa

 

#3 Estratégias de negociação de dívida

 

Essa etapa parte da análise severa dos perfis de cliente e seus comportamentos. É preciso traçar esses perfis com base nas informações coletadas e fazer bom proveito disso.

Você pode conferir abaixo nosso artigo sobre o assunto:

→ [BLOG] Negociação de dívida e comportamento do cliente: como direcionar sua abordagem

 

#4 Qualificação da análise de crédito como medida de prevenção e redução de inadimplência

 

Por fim, uma medida não direta de cobrança extrajudicial, mas que atua a seu favor é a qualificação da análise de crédito.

Garantir desde o começo que o cliente não venha a se tornar inadimplente é um investimento que deve ser considerado. E para isso, a tecnologia anda a nosso favor.

Sabemos que o futuro do mercado de crédito e finanças está nos softwares e sistemas tecnológicos para automação de dados. Os avanços do segmento nos últimos anos promoveram benefícios inegáveis para muitas organizações.

Ficar “para trás” neste aspecto é a certeza de que a empresa terá ainda mais trabalho na cobrança extrajudicial.

 

#5 Monitoramento efetivo com suporte tecnológico

 

Outro aspecto notável das tecnologias inteligentes para crédito e cobrança é a possibilidade de analisar e monitorar dados de forma efetiva. Além de garantir um acompanhamento dos indicadores corretos.

Leia mais sobre cobrança extrajudicial baixando nosso material completo e gratuito:

 

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