Assessoria de cobrança: vale mesmo a pena? Tudo que você precisa saber aqui
Lidar com a carta de inadimplentes pode ser desafiador para qualquer tipo de gestão. A recuperação se torna um dos grandes focos, visto que manter o equilíbrio financeiro é absolutamente elementar em tempos de instabilidade econômica. Nesses casos, a assessoria de cobrança surge como eventual solução.
Muitas empresas não criam estratégias da melhor forma para garantir a recuperação de ativos por meio da assessoria. Na verdade, é difícil saber qual o melhor momento para contratar esse serviço ou mesmo se realmente pode ser efetivo.
Desse forma, desenvolvemos esse material para debater a efetividade e benefícios da contratação da assessoria de cobrança e também outras informações que é preciso saber sobre o assunto. Saiba mais:
Terceirizar ou ter uma equipe voltada para cobrança?
Em muitos casos a inadimplência pode caracterizar risco financeiro alto para as empresas. E neste tipo de situação, a contratação da assessoria de cobrança pode ser elementar.
Mesmo que parte da equipe seja voltada para cobrança, em determinado momento das ações, transferir as abordagens para as empresas especializadas nisso pode ser uma boa solução.
Isso porque, assim, tem-se uma equipe inteira focada somente na recuperação, podendo auxiliar também na higienização de dados. Além de recursos específicos para realização das medidas.
Em nossa régua de cobrança personalizada, indicamos o período entre 11 e 130 dias após o vencimento como ideal para contratação da assessoria. A régua inclui ações somente entre 0 e 10 dias justamente porque após esse período pode ser totalmente ineficaz continuar dedicando parcela dos esforços na cobrança.
Desse modo, é possível ter uma carteira muito mais ativa em acionamentos e acompanhamentos. É válido mencionar também a cautela necessária na escolha da sua assessoria de cobrança, visto que muitas das empresas do mercado são “agressivas” nas ações.
→ Régua De Cobrança Personalizada: Baixe gratuitamente
Como uma empresa pode realmente se beneficiar da assessoria de cobrança
No caso das cobranças judiciais, as empresas se beneficiam da expertise e suporte tecnológico das assessorias para garantir bons resultados na recuperação de crédito.
Quando a situação já passou para o meio jurídico, resta à empresa contar com esse suporte ao invés de gastar mais recursos em cima da cobrança, para que se possa focar em outras medidas relacionadas a inadimplência e análise de crédito.
A equipe de assessoria terá representante legal, advogado e pessoal apropriado para garantir a movimentação mais rápida das ações para recuperação.
Por outro lado, no caso das cobranças extrajudiciais, a situação é menos complexa. São os casos mais recorrentes de contratação de assessoria, quando o devedor já passou dos 30 dias de atraso.
Em função do tempo de atraso, esse tipo de situação ainda pode ser revertida com cobrança amigável. Sendo esse o assunto que abordamos em nosso mais recente Ebook.
Confira e tenha acesso a 4 modelos de carta de cobrança, com base em prazos da nossa régua personalizada.
→ [TEMPLATES]: 4 modelos de carta de cobrança
Conclusão
Em situações como as que exploramos acima, a contratação da assessoria de cobrança garante resultados mais baratos e efetivos do que ações realizadas internamente na empresa.
Entretanto, ter o alinhamento bem definido desses processos, bem como a segmentação estratégica da carta de clientes, garante que as ações de cobrança sejam ainda mais efetivas, tanto com a assessoria quanto sem ela.
E para colaborar com isso, te convido novamente a dar uma olhada nos modelos de carta de cobrança. Exploramos um pouco da linguagem e sua importância em cada caso e isso pode te dar muitas ideias.