4 técnicas de cobrança digital: uma estratégia de sucesso para recuperação de crédito

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4 técnicas de cobrança digital: uma estratégia de sucesso para recuperação de crédito

A cobrança digital é comprovadamente efetiva atualmente. Uma das provas disso consiste nos resultados da pesquisa do DCI, Diário Comércio Indústria e Serviços, os quais apontaram que dentre as empresas que usam técnicas de cobrança digital, 67% delas relataram melhora na recuperação de crédito.

Considerando esse cenário do mercado, recomendamos aqui 4 técnicas de cobrança com foco nos canais digitais. Pensadas com base em estratégias de sucesso para recuperação de crédito.

 

Leia mais→  Inovação no mercado de crédito: a tecnologia que transforma o segmento diariamente

 

4 técnicas de cobrança digital

 

técnicas de cobrança

 

#1 Lembretes de pagamento

 

O lembrete de pagamento ou cobrança preventiva é ainda mais eficiente no meio digital, em que o consumidor está presente quase que constantemente.

Realizar um lembrete de pagamento até 3 dias antes do pagamento ajuda o cliente a lembrar do pagamento. E também torna o pagamento mais fácil.

Em nossa pesquisa feita para criar a Régua de Cobrança Personalizada, notamos que essa técnica de cobrança pode aumentar de 8 a 22% da liquidação na data do vencimento.

 

#2 Estratégia segmentada por perfil do devedor

 

A segmentação da estratégia de cobrança por perfil de cliente e devedor é fundamental para ter sucesso na recuperação de crédito. No entanto, no caso da cobrança digital, deve-se atentar ainda mais para cada perfil de inadimplente.

Isso direciona as abordagens para ter resultados mais efetivos. Ainda mais quando alinhado com um bom planejamento de cobrança.

 

#3 Argumentação com apelo emocional

 

Essa técnica de cobrança pode funcionar perfeitamente não apenas no meio digital. A ideia é utilizar da linguagem para formar um roteiro de cobrança pautado na argumentação com apelo emocional.

Isso porque, dessa forma, cria-se um laço de comunicação em que há empatia. Ou seja, o devedor “sente” que o operador de cobrança entende sua situação e quer ajudá-lo a resolver.

A utilização da argumentação com apelo emocional varia conforme o tipo de perfil do devedor. Podendo ser mais firme e incisiva, mostrando as consequências negativas de forma mais “firme”.

Ou, em outras situações, mais emocional, colocando-se “ao lado” do devedor. Mostrando as consequências negativas de não realizar o pagamento de forma alinhada com a apresentação da solução (negociação) como algo viável.

Essa técnica exige mais atenção do operador de cobrança visto que a linguagem, o discurso e o tom de voz mudam de forma bastante específica conforme cada perfil de devedor.

Leia mais → Por que é tão difícil manter a produtividade e os resultados em um setor de cobrança?

 

#4 Régua de cobrança efetiva

 

Voltamos a mencionar a importância da régua de cobrança, tal qual o planejamento de cobrança, para ter melhores resultados. E também equipes muito mais produtivas.

Essa é a ferramenta que garante organização e estrategização para todas as ações. Além de alinhar, de forma sistemática, as operações de qualquer empresa.

Mesmo que cada empresa tenha diferentes estratégias de gestão de crédito, algumas ações são as ideais e isso vale para qualquer negócio. Nós pesquisamos essas ações, estatísticas, modelos utilizados e, com isso, desenvolvemos uma régua personalizada.

Fizemos o teste de aplicação prática com 10 empresas e os resultados foram impressionantes. Baixe nosso Ebook contando mais sobre como e por qual razão fizemos nossa Régua personalizada da forma que fizemos, bem como os resultados que a aplicação dela pode trazer:

 

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