Black friday, cyber monday e abordagem de cobrança: alguns detalhes a se atentar

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Black friday, cyber monday e abordagem de cobrança: alguns detalhes a se atentar

A black friday e a cyber monday são as duas datas mais importantes de novembro para o varejo, gerando movimentação financeira muito intensa, especialmente nas plataformas digitais. É claro que toda empresa que tira proveito das datas estrategiza as vendas, mas é preciso pensar no depois… A abordagem de cobrança específica para esse tipo de contexto.

Neste ano, com a baixa da demanda por crédito, até os bancos entraram na onda da black friday com o objetivo de ampliar o volume de empréstimos. Concedendo condições especiais para linhas de crédito de pessoas físicas e jurídicas, podemos dizer que o estímulo de consumo da data também começa a ganhar força no mercado de crédito.

A verdade é que no contexto econômico brasileiro de 2018, praticamente não há quem não tenha abraçado a black friday como oportunidade para aumentar os resultados.

Entretanto, mesmo que essas medidas sejam elementares para tirar bom proveito das datas, pensar no depois é ainda mais fundamental. Afinal, mesmo que sua carteira de clientes seja consideravelmente qualificada, a cobrança efetiva sempre será necessária.

 

Abordagem de cobrança conforme tipos de perfil

 

Diversos fatores influenciam na caracterização de perfis de cliente, desde o tipo de dívida (quando há), o comportamento quanto a vencimentos, etc. E, certamente, para que seja possível fazer uma abordagem de cobrança efetiva é fundamental conhecer os clientes dessa lista. Especialmente com nas condições da black friday e da cyber monday.

A partir do momento em que uma empresa tem o suporte de um banco de dados inteligente e otimizado, é possível traçar planejamentos e métodos para cobrança conforme cada perfil e, assim, garantir melhores resultados na recuperação de crédito.

Então, se sua empresa investiu nessa black friday, a retaguarda deve estar pronta para o pós black friday. Se a empresa optou por fazer campanhas promocionais para clientes específicos e mais qualificados da carteira, ou se optou por fazer campanhas para novos clientes, não importa. Estar preparado para o que vem depois é elementar.

E mesmo que cada caso seja extremamente específico conforme o nicho, o tipo de cliente etc., alguns detalhes sobre abordagem de cobrança devem estar no foco dos analistas e gestores.

 

A cobrança preventiva como ferramenta de comunicação

 

Mesmo que essa seja uma abordagem controversa e não utilizada por muitas empresas, podemos entendê-la não como cobrança, mas como medida preventiva e também de melhoria de comunicação com o cliente.

E, se você já tem um banco de dados otimizado o suficiente para ter bons controles da segmentação dos perfis de cliente, você já saberá em quem “mirar” a cobrança preventiva na pós black friday (e sempre). No caso, aqueles que costumam atrasar um pouco o pagamento ou mesmo novos clientes aos quais você deve abordar como um “lembrete”.

 

Canais de cobrança

 

Outro detalhe extremamente relevante diz respeito ao uso dos canais diferentes em cada etapa da abordagem de cobrança. Na black friday e na cyber monday, a grande maioria dos consumidores faz compras e transações por plataformas digitais.

Então é importante saber as melhores medidas para cada caso. E para isso, a boa e velha régua de cobrança funciona muito bem. Além de (é válido ressaltar mais uma vez) da importância de ter um banco de dados otimizado, com informações qualificadas e assertivas.

 

Conclusão

 

Podemos concluir que os dois grandes pontos aqui para que a abordagem de cobrança (especialmente em datas como a black friday) de sucesso giram em torno da estratégia de cobrança e do banco de dados da empresa.

Mesmo que a régua de cobrança seja uma ferramenta extremamente variável e específica em cada caso, nós da Soliduz realizamos uma intensa pesquisa com nossos clientes a fim de montar uma régua personalizada que “cabe” em qualquer empresa.

Com ela, tivemos cases de aumento de índice de liquidez em 38,7% e redução de até 18% do PDD, tanto com grandes, quanto com pequenos empresários.

Então, se você realmente quer otimizar a abordagem de cobrança e a estratégia de crédito e cobrança como um todo, recomendo que faça o download gratuito da nossa régua personalizada: 

 

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