Cobrança digital: Por que você precisa conhecer os benefícios dela

Soliduz - Soluções Inteligentes em Crédito e Cobrança > Cobrança  > Cobrança digital: Por que você precisa conhecer os benefícios dela

Cobrança digital: Por que você precisa conhecer os benefícios dela

Com o crescimento de muitos mercados e com o aumento dos índices de inadimplência em detrimento de tempos de crise, é natural que as empresas procurem por formas mais ágeis e mais assertivas de realizar cobrança. Sendo a cobrança digital uma saída que tem sido muito bem aceita.

Mesmo que muitos gestores e diretores ainda questionem a efetividade da prática, a aceitação dos brasileiros pela medida tem crescido. De acordo com o DCI, Diário Comércio Indústria e Serviços, cerca de 47% dos brasileiros se mostraram satisfeitos com a cobrança digital.

Enquanto, por outro lado, 59% das empresas brasileiras já contam com o suporte da cobrança em canais digitais. E, dentre esses 59%, aproximadamente 67% relatou melhora na recuperação de crédito.

 

Baixe também nosso Ebook gratuito sobre o assunto!

Nesse contexto, decidimos explorar neste artigo a real eficiência da prática e como realizar, de forma adequada, nos canais certos. Entenda:

 

Quais as vantagens da cobrança digital?

 

Alguns resultados são comprovadamente adquiridos por conta dessa modalidade de cobrança. No entanto, o que mais chama a atenção das empresas consiste na redução de custos operacionais. Os quais costumam ser consideravelmente mais elevados com o uso do telefone.

Entenda como essas vantagens podem ser altamente proveitosas para qualquer empresa:

 

#1 Mais agilidade e assertividade

 

É claro que para ter agilidade e ainda sim garantir a eficiência e a assertividade, é preciso ter um planejamento qualificado, junto a uma régua de cobrança coerente.

Entretanto, ao associar esses fatores com a cobrança digital, tem-se processos mais ágeis, considerando que temos a possibilidade de automatizar a maioria das cobranças digitais.

Quanto ao aspecto da assertividade, a cobrança no meio digital permite a realização de diversas ações simultaneamente. Além disso, o contato telefônico dificilmente tem retorno com resposta positiva. É fato, as pessoas pensam duas vezes antes de atender o telefone.

Além de, como acontece em muitos casos, a ligação impossibilitar que o cliente atenda em determinados momentos do dia.

 

#2 Automatização do processo de cobrança

 

Conforme mencionado, essa modalidade viabiliza a automatização, o que permite que se realizem diversas ações de cobrança simultaneamente.

A ideia é integrar essa ação às demais, porque em algumas etapas da régua de cobrança o contato com voz é fundamental. Entretanto, é possível salvar muito tempo com automatizações.

Atualmente, é possível contar também com o apoio dos chatbots que facilitam muito qualquer estratégia de cobrança digital.

Você pode conferir mais detalhes sobre os momentos para cada tipo de canal conferindo nosso Ebook:

EBOOK: Régua de Cobrança Personalizada e Como Usá-la!  

 

#3 Redução de atrasos de pagamento

 

Baixando gratuitamente a Régua de cobrança acima você notará que as cobranças preventivas (que na verdade não são cobranças de fato) são o momento ideal para o uso das plataformas digitais.

Com isso, pode-se alertar os clientes que costumam atrasar o pagamento de que o vencimento está chegando. Além disso, pode-se automatizar o contato no dia do vencimento também.

A fim de garantir que a realização do pagamento seja totalmente acessível e prática para o cliente.

 

#4 Redução de custos operacionais relacionados à cobrança

 

Por fim, a redução de custos operacionais, o mais notável benefício da cobrança digital. Bom, é fato que os custos telefônicos são altos atualmente. Com o crescimento do mercado digital de comunicação, o bom e velho telefone tem ficado para trás.

Considerando que grande parte (mas não todo) do processo de cobrança terá as ações telefônicas substituídas pelos canais digitais, a redução do custo operacional em função do telefone é muito radical e impacta diretamente no caixa.

Também com base na pesquisa do DCI, pode-se afirmar que, dentre as 59% das empresas brasileiras que utilizam cobrança digital, cerca de 65% ressalta a redução de custos como maior resultado obtido.

Para concluir, ressaltamos a importância de associar suas ações de cobrança com uma boa modelagem de processos e definição de funções. Essa é uma garantia de controle, segurança e assertividade na recuperação de crédito.

Por isso, convido você a conferir nosso Manual de Cobrança. O download é gratuito e as considerações sobre cada medida são elementares para total compreensão da estratégia como um todo.

 

 

Sem comentários

Postar um comentário

Comentário
Nome
Email
Website