Recuperação de crédito: garanta que sua política de crédito e cobrança seja eficaz

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Recuperação de crédito: garanta que sua política de crédito e cobrança seja eficaz

Se a sua empresa concede crédito, ter medidas para recuperação e negociação em casos de inadimplência é fundamental. Por isso, é importante focar não apenas na política de crédito, mas na política de recuperação de crédito. Assim, você pode não apenas proteger a carteira, como viabilizar a reversão da situação a seu favor, com novos negócios.

Para que tudo isso se torne viável, de forma bem definida, clara e estratégica, você precisa garantir que sua política de crédito e cobrança seja coerente com o contexto da empresa.

Alguns aspectos são fundamentais para qualquer tipo de situação empresarial. Listamos abaixo 7 deles, para que você implemente e ajuste esses fatores em suas ações para recuperação de crédito. Confira:

 

#1 Adote os Cs do Crédito em sua política

 

Os Cs do crédito são, há bastante tempo, explorados na teoria e na prática. São elementos fundamentais para qualquer política de crédito, visto que funcionam quase como uma ferramenta de suporte.

Os Cs do crédito são conceitos da teoria da concessão e análise de crédito que cumprem papel elementar em qualquer avaliação de pessoa física ou jurídica.

Na prática, cada um dos conceitos se integra de forma a tornar qualquer política de crédito e cobrança bem consolidada

Em um outro artigo do blog, exploramos os Cs do crédito, indo um pouco além e trabalhando o sexto C, o Colateral. Explorando também a aplicação destes conceitos no dia a dia. Confira e saiba mais:

 

Os Cs do Crédito – O dia a dia do conceito

 

De modo geral, adotar os Cs do crédito em suas políticas de regulamentação pode garantir não somente resultados bons nas negociações do presente, mas também segurança para as futuras.

 

#2 Tenha um Manual de Cobrança

 

O manual deve garantir a boa aplicação prática das políticas de crédito e cobrança definidas em sua empresa. Este manual deve servir como um guia para os colaboradores envolvidos na concessão e cobrança de crédito.

Além disso, o Manual também norteia diversas práticas da empresa e pode ser apresentado a colaboradores de processos mais distantes. É fundamental que toda a empresa funcione de forma integrada para garantir o bom andamento de um departamento de crédito.

 

#3 Adote o Diálogo em sua política

 

Mesmo que em cada caso específico a recuperação de crédito exija diferentes ações por parte de cada empresa, basear as políticas de crédito no diálogo é elementar para qualquer negócio.

A recuperação do crédito é uma medida particular e ajustável a cada empresa. Daí a importância de planejá-la com muita precisão. O objetivo é fazer com que ela realmente reflita as metas e pretensões da empresa.

Para isso, o diálogo com o cliente surge como uma eficaz “ferramenta” para sua política de recuperação de crédito. Dessa forma, tem-se a garantia de que a comunicação e a negociação serão flexíveis.

Além de garantir a prévia preparação de qualquer abordagem por meio da seleção de diferentes propostas para o cliente.

Assim, com o diálogo como ferramenta, a chance de conseguir gerar o resultado esperado é muito maior.

 

#4 Invista em medidas para reduzir inadimplência

 

A inadimplência é um problema comum às empresas e garantir medidas de redução para esse índice é garantir a saúde financeira do negócio.

Por isso, é extremamente importante garantir que a empresa esteja atualizada com suas medidas contra inadimplência, sempre acompanhando os resultados das ações e buscando implementar novas em casos que não surtirem efeito.

Para te ajudar com isso, temos um material específico com medidas práticas para reduzir índices de inadimplência, confira:

 

[Ebook] Como Evitar a Inadimplência e Aprovar Vendas Negadas

 

#5 Reavalie prazos, regras e limites de negociação para recuperação de crédito

 

Prazos, regras e limites devem delimitar as margens máximas da negociação. E esses fatores precisam ser definidos em conformidade com a situação financeira da empresa, o perfil dos clientes, valores de crédito e uma série de outros fatores.

De qualquer forma, são informações valiosas que precisam estar em suas políticas e manual de cobrança para recuperação de crédito.

Ou seja, depois de garantir uma análise qualificada o suficiente para avaliar os clientes em potencial, você precisa de prazos para garantir a qualidade de compra ao longo do processo. E também para garantir a organização de tudo, certo?

Suas condições de pagamento precisam ser atrativas e práticas, e ao mesmo tempo compatíveis com as necessidades financeiras da empresa. Por isso, garanta que o prazo não seja curto demais ou longo demais.

Se for curto demais, corre-se o risco de reduzir a competitividade da empresa no mercado.

Procure manter o equilíbrio nas datas e sempre reavalie seus prazos e limites de períodos em períodos, buscando identificar eventuais necessidades de ajuste.

 

#6 Acompanhe os resultados

 

Ao longo da leitura, reforçamos a importância de acompanhar e avaliar os resultados. Mas é importante dedicar um tópico somente para esse aspecto. A base do sucesso de toda sua estratégia de recuperação de crédito está na quantidade de dados e informações que você consegue recolher para construí-la.

Então, você já deve saber que essas informações são variáveis e que acreditar que esse trabalho deve ser feito uma só vez é um tremendo engano.

Por isso, não se esqueça de garantir que sua empresa:

  • Reúna os dados
  • Garanta a execução das políticas com base no manual de cobrança
  • Analise os resultados
  • Invista em ajustes se for necessário
  •  

#7 Garanta que sua análise de crédito seja qualificada

 

Por fim, mas não menos importante, a qualificação e otimização do seu sistema de análise de crédito é um fator crucial no sucesso da estratégia de crédito.

Com um sistema avançado, você elimina a maior parte dos esforços futuros que contemplariam uma estratégia de recuperação de crédito. Isto é, com um sistema otimizado, você garante ainda mais a qualidade de compra e confiabilidade dos clientes.

O objetivo é que seja possível, com um bom sistema de análise, recolher informações válidas, atualizadas, fidedignas e mais amplas do que nas análises tradicionais.

Se você está procurando uma forma de otimizar radicalmente sua análise de crédito, conheça a solução com Inteligência Artificial para análise técnica:

 

SAIBA MAIS!

 

Garanta a assertividade e a otimização de seus processos para recuperação de crédito com essas dicas e as diferenças serão notadas rapidamente.

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