Gestão de Crédito: Como conseguir clientes com qualidade de compra?

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Gestão de Crédito: Como conseguir clientes com qualidade de compra?

A concessão de crédito promove oportunidades financeiras muito importantes para qualquer empresa. Garantir um processo de aprovação de crédito assertivo pode ser muito lucrativo. No entanto, pode ser desafiador e por isso é comum notarmos os envolvidos na gestão de crédito procurando formas de encontrar clientes com mais qualidade de compra.

Naturalmente, qualquer gestor deseja bons resultados com relação ao gerenciamento de crédito. E, para isso, algumas ações são realmente essenciais. Por isso, falaremos de algumas delas a seguir. Confira:

 

O que a gestão de crédito precisa considerar?

 

Um departamento de gestão de crédito se responsabiliza por várias garantias de que bons negócios serão feitos. Mas, para isso, acreditamos que três pontos importantes devem receber maior atenção. São eles:

 

Desenvolvimento de pessoas

 

A cultura de gestão de risco deve prevalecer na empresa e a gestão de crédito tem papel importante nisso. Mais do que isso, o desenvolvimento de pessoas é elementar para que seja possível integrar a cultura de gestão de risco às políticas de crédito e objetivos.

Todos os envolvidos em processos de análise e concessão de crédito devem estar devidamente capacitadas e treinadas para garantir uma avaliação realmente adequada das informações.

Além disso, o desenvolvimento de pessoas em função dos mesmos objetivos de forma coerente também é fundamental para que a comunicação entre os setores (especialmente o comercial/financeiro) seja estratégica.

 

Monitoramento do risco de crédito

 

Ainda que na etapa de aprovação a concessão para determinado cliente tenha sido proveitosa, vivemos em um país de economia instável e diversos fatores podem afetar a liquidez da carteira do cliente com o passar do tempo.

Por isso, é imprescindível que a gestão de crédito garanta o monitoramento do risco de crédito de forma qualificada, acompanhando indicadores específicos. São eles:

  • Histórico de evolução do índice de liquidez mensal
  • Relatório de acompanhamento dos clientes com atraso no pagamento
  • Identificação de clientes que apresentam limites de crédito vencidos para revisão

Se julgar necessário, reavalie a forma como o monitoramento tem sido feito. O objetivo é identificar possíveis problemas e falhas para que seja possível corrigi-los.

 

Proteção de risco de crédito

 

A proteção de risco de crédito é um mecanismo indispensável para a reforçar as ações contra perdas financeiras, decorrentes de casos de inadimplência.

Sabemos que mesmo que a gestão de crédito funcione muito bem em sua empresa e que sua carteira esteja repleta de clientes qualificados, infelizmente não há “imunidade” completa contra os riscos.

Ou seja,  se algo afetar negativamente suas finanças com esses clientes, a proteção de risco de crédito será o suporte que garantirá a você meios de recuperar eventuais perdas.

Desde cessão de recebíveis, até financiamentos e seguro de crédito, você simplesmente precisa garantir a proteção do risco. Mesmo já tendo suas medidas de segurança “rodando”.

 

Entenda a importância da gestão de risco nas empresas

 

Seu sistema de análise de crédito pode comprometer todo o sucesso de qualquer negociação…

 

Agora, contemplando alguns aspectos técnicos e tecnológicos, vamos explorar alguns pontos acerca de seu sistema de análise de crédito.Garantir a assertividade, eficiência e eficácia do sistema é a forma mais garantida de negociar com clientes com qualidade de compra.

Caso contrário, o sucesso de toda a sua estratégia com a gestão de crédito pode ir por água abaixo. Questione-se: o quanto seu sistema de análise avançou nos últimos anos?

Convidamos a reflexão com base nessa frase porque o mercado cresce constantemente. E com ele, crescem também as ofertas por ferramentas extremamente avançadas, otimizadas e qualificadas.

Pensando na análise do perfil do cliente para a aprovação do crédito, a ferramenta que funciona com suporte de Inteligência Artificial merece especial destaque.

Com o mecanismo de IA (Inteligência Artificial) é possível recolher informações mais abrangentes, de forma dinâmica, com base em diversas fontes e confrontadas com base em algoritmos que distanciam o resultado da interferência humana.

Com o sistema de análise com IA da Soliduz, é possível recolher as seguintes informações:

  • Validação de Endereço, Foto do local e Contatos
  • Referências Comerciais
  • Faturamento Médio Presumido
  • Ações Judiciais do CNPJ, sócios e parentes
  • Parentes até terceiro grau
  • Varredura online de sócios e parentes
  • Empresas de mesmo segmento com conexões
  • Empresas adormecidas

Com isso, os resultados são mais amplos e assertivos para um resultado preciso e fidedigno. Um outro destaque também deve ser dado para o fato de que o Sistema IA da Soliduz promove uma análise técnica final das informações recolhidas.

Direcionando ainda mais o processo de tomada de decisão no momento da concessão de crédito.

 

Conclusão

 

Com essas ações, você estará se antecipando aos riscos e direcionando sua estratégia de crédito para o sucesso.

Preparamos um Guia PRÁTICO completo com mais ações para garantir que você consiga mais clientes com qualidade de compra. O download é gratuito, confira:

 

[Ebook] Como Evitar a Inadimplência e Aprovar Vendas Negadas

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